Spotify Car Thing pode sobreviver ao fim do suporte do Spotify

No que depender da comunidade de hackers, o gadget Spotify Car Thing pode sobreviver ao fim do suporte do Spotify.

O Spotify Car Thing é um gadget de curta duração que o Spotify lançou e rapidamente descontinuou em 2022.

É basicamente um acessório de smartphone para automóveis, oferecendo uma tela de 4 polegadas e um dial que permite interagir com o Spotify sem olhar para o telefone.

Lançado originalmente por US$ 90, o Car Thing acabou tendo seu preço caído para US$ 50, e então foi descontinuado.

E no mês passado, o Spotify anunciou que transformaria efetivamente as unidades existentes em pesos de papel, desativando o suporte para Car Thing em dezembro de 2024.

A empresa agora está oferecendo reembolso aos clientes que solicitarem um, mas e se você quiser mais do que seu dinheiro de volta. E se você quiser que aquilo pelo qual pagou não se torne lixo eletrônico? Há esperança.

Pouco depois do Spotify anunciar que estava encerrando o suporte para o Car Thing, algumas pessoas começaram a pedir à empresa que abrisse o código do dispositivo.

Mas acontece que o Spotify já lançou o código-fonte para o bootloader, kernel Linux, pilha Bluetooth e atualizador de software.

Já existe uma ativa comunidade de hackers que descobriu como atualizar firmware personalizado e fazer outras alterações.

Spotify Car Thing pode sobreviver ao fim do suporte do Spotify

Spotify Car Thing pode sobreviver ao fim do suporte do Spotify
Spotify Car Thing pode sobreviver ao fim do suporte do Spotify

Como aponta o YouTuber Josh Hendrickson, há um limite para o que você pode fazer com o Car Thing: ele tem um processador Amlogic S905D2 quad-core ARM Cortex-A53, 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento, além de um processador de 4 polegadas, 800 x 480 pixels. tela sensível ao toque e suporte para Bluetooth.

Sem WiFi, nunca será tão útil como um dispositivo independente. E com uma quantidade limitada de RAM, não será tão útil para aplicativos complexos.

Mas nunca foi realmente feito para ser um dispositivo independente: sempre foi feito para ser emparelhado com um smartphone e basicamente funcionar como um controle remoto para um único aplicativo baseado na web: o Spotify.

Com o fim do suporte do Spotify, você ainda pode usá-lo para interagir com outros aplicativos da web usando uma ferramenta como o Superbird Custom Webapp.

Spotify Car Thing pode sobreviver ao fim do suporte do Spotify
Spotify Car Thing pode sobreviver ao fim do suporte do Spotify (Superbird Custom Webapp)

Este utilitário de código aberto permite substituir o aplicativo da web Spotify no Car Thing por um aplicativo da web personalizado, que abre a porta para projetar seu próprio controle remoto para outros aplicativos ou serviços.

Superbird, aliás, é o codinome do Car Thing do Spotify.

Você pode instalar o Macro Deck e usar o Car Thing como um controlador de tela sensível ao toque para iniciar aplicativos ou funções em um dispositivo conectado.

Spotify Car Thing pode sobreviver ao fim do suporte do Spotify
Spotify Car Thing pode sobreviver ao fim do suporte do Spotify (Car Thing Macropad)

Ou você também pode usar o hack Superbird Debian Kiosk para instalar uma distribuição GNU/Linux leve baseada no Debian 13 que inicializa em uma visualização de quiosque alimentada pelo navegador Chromium de código aberto do Google.

Neste caso de uso, ele precisa ser emparelhado com um dispositivo host como um Raspberry Pi ou um computador de placa única semelhante.

O desenvolvedor por trás desta ferramenta a usa como uma interface de tela sensível ao toque para o Home Assistant, uma plataforma doméstica inteligente de código aberto.

Superbird Debian Kiosk
Spotify Car Thing pode sobreviver ao fim do suporte do Spotify – (Superbird Debian Kiosk)

E esses são apenas alguns dos muitos projetos que os membros da comunidade Car Thing Hax criaram.

Eu não ficaria surpreso em ver mais mods adicionados à lista nos próximos meses, já que a decisão do Spotify de bloquear o Car Thing certamente levará mais pessoas a procurar maneiras de hackear o dispositivo para continuar usando-o para alguma coisa.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.