A equipe SparkyLinux anunciou mais uma atualização do seu sistema, o SparkyLinux 7.2. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O SparkyLinux é uma distribuição Linux leve, rápida e simples, projetada para computadores novos e antigos que possuem desktops personalizados do Enlightenment e do LXDE.
O projeto nasceu em outubro de 2011 como um remix do Ubuntu com o Enlightenment como a área de trabalho padrão com o nome ue17r (Ubuntu Enlightenment17 Remix). Após alguns meses de teste, o sistema base foi alterado para Debian e foi renomeado para SparkyLinux.
O SparkyLinux baseia-se no ramo de ‘testing’ do Debian e usa um ‘ciclo de lançamento contínuo’ (rolling-release). Inclui uma coleção de ferramentas e scripts para facilitar a administração do sistema para seus usuários. Mas ele também possui uma versão baseada no Debian Stable.
Conheça e experimente a distribuição leve SparkyLinux
Agora, os desenvolvedores do SparkyLinux anunciaram o lançamento do SparkyLinux 7.2 Orion Belt como a atualização estável mais recente para esta distribuição Linux leve baseada em Debian.
Novidades do SparkyLinux 7.2
SparkyLinux 7.2, cujo o codinome é “Orion Belt”, é uma atualização que oferece uma variedade de melhorias e novos recursos.
Como um lançamento pontual atualizado trimestralmente do Sparky 7 “Orion Belt”, o Sparky 7.2 mantém total compatibilidade com o Debian 12 Bookworm, garantindo uma experiência perfeita para usuários que dependem da base sólida do Debian.
Esta atualização traz uma atualização abrangente de pacotes, com todos os pacotes atualizados dos repositórios estáveis Debian e Sparky em 5 de dezembro de 2023.
Mudanças significativas nesta versão incluem uma atualização do kernel Linux para PC para a versão 6.1.55, com versões adicionais específicas do Sparky (6.6.4-sparky e 5.15.141-LTS-sparky) disponíveis nos repositórios do Sparky.
Para dispositivos ARM, o kernel Linux foi atualizado para a versão 6.1.58.
Em termos de aplicativos, os usuários podem contar com as versões mais recentes dos principais softwares.
Isso inclui o LibreOffice 7.4.7, que oferece o que há de mais moderno em produtividade; Calamares 3.2.61 para instalações simplificadas; e atualizações para vários ambientes de desktop como KDE Plasma 5.27.5, LXQt 1.2.0, MATE 1.26, Xfce 4.18 e Openbox 3.6.1.
Para necessidades de web e mídia, o Firefox é atualizado para 115.5.0esr (com uma versão 120.0.1-sparky nos repositórios Sparky), Thunderbird para 115.5.0 para e-mail, VLC 3.0.20 para reprodução de mídia e Exaile 4.1.3 para gerenciamento musical.
Além disso, o Sparky 7.2 fornece imagens ARMHF e ARM64 atualizadas, expandindo o alcance da distribuição para uma gama mais ampla de hardware.
Sparky 7.2 oferece versões variadas para atender às diferentes necessidades dos usuários e configurações de hardware.
ara sistemas AMD64 com BIOS/UEFI+Secure Boot, as opções incluem Xfce, LXQt, MATE, KDE Plasma, MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (modo de texto).
Para sistemas BIOS/UEFI (Legacy) i686 não-pae mais antigos, os usuários podem escolher entre MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (modo de texto). Os usuários ARMHF e ARM64 têm acesso às versões Openbox e CLI.
Em última análise, Sparky 7.2 Orion Belt apresenta uma opção atraente tanto para os atuais entusiastas do Linux quanto para usuários que consideram uma mudança de outros sistemas operacionais como o Windows 11 da Microsoft.
Com sua base Debian robusta, seleção de pacotes atualizada e uma variedade de ambientes de desktop, ele oferece uma experiência de computação refrescante e personalizável.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o SparkyLinux 7.2
O SparkyLinux 7.2 está disponível para download agora no site oficial como imagens ISO ao vivo apresentando os ambientes gráficos KDE Plasma, Xfce, LXQt, MATE e Openbox. Apenas a edição MinimalCLI também é suportada em hardware antigo de 32 bits.
A imagem ISO do SparkyLinux 7.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux