E foi lançado o SparkyLinux 2024.11 com os pacotes Debian atualizados, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.
Sparky Linux é uma distribuição Linux leve baseada em desktop baseada no Debian. Ele visa facilitar os recursos do sistema e pode dar uma nova vida aos computadores antigos.
Sparky é uma distribuição única no sentido de que fornece as edições Debian estável e de teste. Em geral, o Sparky não é voltado para iniciantes em Linux, mas sim para usuários com algum conhecimento em Linux.
A versão estável apresenta ISOs com diferentes ambientes de desktop, como LXQt, Xfce e KDE. Eles também oferecem uma versão semi-rolante que é baseada no branch de teste do Debian e apresenta pacotes mais atualizados.
E a versão semi-rolling vem com os mesmos ambientes de desktop da versão estável mais o ambiente de desktop MATE.
Agora, a equipe SparkyLinux publicou um novo snapshot da sua plataforma rolling da distribuição, o SparkyLinux 2024.11.
Novidades do SparkyLinux 2024.11
A equipe do Sparky Linux lançou as imagens ISO semi-rolling mais recentes do Sparky 2024.11 para todos os entusiastas desta distribuição baseada em Debian, alinhando-se com a linha de testes Debian e garantindo que os usuários recebam os últimos aprimoramentos e atualizações de segurança.
Em vista disso, todos os pacotes foram atualizados dos repositórios de testes Debian e Sparky.
Dito isso, aqui estão os principais destaques do SparkyLinux 2024.11:
- Kernel Linux : Atualizado para a versão 6.11.5 por padrão, com opções adicionais, incluindo 6.11.7, 6.6.60-LTS, 6.1.116-LTS e 5.15.171-LTS, disponíveis nos repositórios Sparky.
- Navegadores da Web : O Midori foi atualizado para a versão 11.4.2. O Firefox 132.0.1 também está disponível nos repositórios para aqueles que preferirem.
- Ferramentas de produtividade : o LibreOffice foi atualizado para a versão 24.8.2, trazendo as últimas melhorias para produtividade no escritório.
- Email e Multimídia : O Thunderbird foi atualizado para 128.4.0esr, enquanto o VLC Media Player está disponível na versão 3.0.21. Amantes da música também podem aproveitar o Exaile 4.1.3.
- Correção de problema : um bug que afetava o APTus AppCenter, que resultava em uma exibição de janela vazia em algumas máquinas, foi resolvido graças ao feedback e suporte dos membros da comunidade Sparky.
Vale a pena notar também que a equipe de desenvolvimento do Sparky ainda está trabalhando para adicionar criptografia de partição raiz ao Sparky CLI Installer. No entanto, esse recurso ainda não está totalmente pronto e será lançado em uma atualização futura.
Para aqueles que optarem por uma instalação nova, o Sparky 2024.11 semi-rolling está disponível em várias versões, incluindo LXQt, KDE, MATE, Xfce, MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (modo texto), disponíveis na página de download do projeto.
Para novas instalações, os usuários devem observar que a senha do usuário ativo permanece “ativa” enquanto a senha do root é deixada em branco.
Além disso, para obter o desempenho ideal, é recomendável que o Sparky seja instalado em máquinas UEFI com uma conexão ativa à Internet. Isso garantirá que todos os pacotes necessários relacionados ao EFI sejam instalados corretamente.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o SparkyLinux 2024.11
Os usuários existentes não precisam baixar as novas imagens para manter suas instalações atualizadas.
Basta executar o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade
para instalar todas as atualizações mais recentes para seu sistema.
Para aqueles que optam por uma nova instalação, o Sparky semi-rolling está disponível em várias versões, incluindo LXQt, KDE Plasma, MATE, Xfce, MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (modo texto).
A imagem ISO do SparkyLinux 2024.11 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux