E foi lançado o SparkyLinux 2024.02 com melhorias no instalador CLI, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Sparky Linux é uma distribuição Linux leve baseada em desktop baseada no Debian. Ele visa facilitar os recursos do sistema e pode dar uma nova vida aos computadores antigos.
Sparky é uma distribuição única no sentido de que fornece as edições Debian estável e de teste. Em geral, o Sparky não é voltado para iniciantes em Linux, mas sim para usuários com algum conhecimento em Linux.
A versão estável apresenta ISOs com diferentes ambientes de desktop, como LXQt, Xfce e KDE. Eles também oferecem uma versão semi-rolante que é baseada no branch de teste do Debian e apresenta pacotes mais atualizados.
E a versão semi-rolling vem com os mesmos ambientes de desktop da versão estável mais o ambiente de desktop MATE.
Agora, a equipe SparkyLinux publicou um novo snapshot da sua plataforma rolling da distribuição, o SparkyLinux 2024.02.
Novidades do SparkyLinux 2024.02
Chegando três semanas após o SparkyLinux 2024.01, o lançamento do SparkyLinux 2024.02 é alimentado pelo kernel Linux 6.6.13 LTS, bootloader GRUB 2.12, PipeWire 1.0.3 e inclui pacotes atualizados dos repositórios Debian Testing (onde ocorre o desenvolvimento do Debian 13 “Trixie”).
SparkyLinux 2024.02 melhora o instalador de linha de comando (CLI) reimplementando o suporte para os sistemas de arquivos Btrfs e XFS.
O instalador CLI também recebeu uma opção para não definir uma senha root, bem como suporte para instalação de debs EFI necessários dos servidores Debian GNU/Linux upstream, caso eles não sejam encontrados no ISO ativo.
Sobre a reimplementação do suporte Btrfs/XFS, os desenvolvedores explicaram que:
“Agora, o instalador CLI tem a opção de escolher uma partição /boot adicional de ~ 500 MB que é autoformatada para EXT4, para que o Sparky possa inicializar bem (Sparky 7 e 8). O instalador CLI da linha estável teve o mesmo problema, então o pacote já está atualizado nos repositórios estáveis do Sparky também.”
O utilitário SparkyBackup que permite fazer backup de suas instalações também foi atualizado nesta versão com a capacidade de criar ISOs compatíveis com EFI, uma opção de configuração de firmware UEFI no menu EFI GRUB live, Memtest86+ 7.0 para menus de inicialização EFI e BIOS, como bem como a versão SparkyLinux no menu principal do GRUB ao vivo.
Fora isso, os desenvolvedores atualizaram o bloqueio de tela da área de trabalho do Sparky Locker para iniciar automaticamente, alteraram a forma como a janela Yad do Sparky APTus, Sparky Welcome e Sparky USB Imager está sendo fechada para evitar que outros aplicativos baseados no Yad sejam encerrados e melhoraram Bandeja Brilhante.
Como mencionado antes, SparkyLinux 2024.02 vem com o kernel Linux 6.6.13 por padrão, mas se quiser usar um kernel mais recente, você pode instalar o kernel Linux 6.7.4 mais recente dos repositórios.
Além disso, os kernels Linux 6.6.16 LTS, Linux 6.1.77 LTS e Linux 5.15.148 LTS também estão disponíveis para instalação nos repositórios SparkyLinux.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o SparkyLinux 2024.02
A imagem ISO do SparkyLinux 2024.02 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Os usuários existentes não precisam baixar as novas imagens para manter suas instalações atualizadas.
Basta executar o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade
para instalar todas as atualizações mais recentes para seu sistema.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux