SparkyLinux 2023.03 lançado com Kernel 6.1 e KDE Plasma 5.27

A equipe SparkyLinux publicou um novo snapshot da sua distribuição, o SparkyLinux 2023.03. Confira as novidades e veja onde baixar.

Sparky Linux é uma distribuição Linux leve baseada em desktop baseada no Debian. Ele visa facilitar os recursos do sistema e pode dar uma nova vida aos computadores antigos.

Sparky é uma distribuição única no sentido de que fornece as edições Debian estável e de teste. Em geral, o Sparky não é voltado para iniciantes em Linux, mas sim para usuários com algum conhecimento em Linux.

A versão estável apresenta ISOs com diferentes ambientes de desktop, como LXQt, Xfce e KDE. Eles também oferecem uma versão semi-rolante que é baseada no branch de teste do Debian e apresenta pacotes mais atualizados.

E a versão semi-rolling vem com os mesmos ambientes de desktop da versão estável mais o ambiente de desktop MATE.

Agora, a equipe SparkyLinux publicou um novo snapshot da sua plataforma rolling da distribuição, o SparkyLinux 2023.03.

Novidades do SparkyLinux 2023.03

SparkyLinux 2023.03 lançado com Kernel 6.1 e KDE Plasma 5.27
SparkyLinux 2023.03 lançado com Kernel 6.1 e KDE Plasma 5.27

O SparkyLinux 2023.03 foi lançado hoje como o instantâneo de março de 2023 do SparkyLinux Rolling, uma variante do SparkyLinux baseada nos repositórios de software do Debian Testing.

Sincronizado com os repositórios Debian Testing (Debian Bookworm) a partir de 6 de março de 2023, o lançamento do SparkyLinux 2023.03 é alimentado pelo kernel Linux 6.1.12 LTS e traz um novo repositório Debian que fornece firmware não livre, que deve se traduzir em melhor hardware apoiar.

O suporte para a série mais recente do kernel Linux 6.2 também está incluído, mas precisa ser instalado manualmente a partir dos repositórios SparkyLinux Unstable.

A mais recente série de ambiente de área de trabalho KDE Plasma 5.27 LTS também está incluída nesta versão como uma edição ao vivo independente, junto com os pacotes de software KDE Frameworks 5.103 e KDE Gear 22.12.2 lançados recentemente.

O SparkyLinux 2023.03 também inclui o novo recurso Sparky Live USB Creator com persistência que foi introduzido na versão SparkyLinux 6.6, bem como vários componentes atualizados como Python 3.11.2, uma nova versão Sparky APtus AppCenter (v20230306), Mozilla Firefox 102.8.0 ESR como o navegador da Web padrão e o Mozilla Thunderbird 102.8.0 como o cliente de e-mail padrão.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o SparkyLinux 2023.03

O SparkyLinux está disponível nas edições KDE, Xfce, MATE, LXQt, MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (modo de texto) apenas para arquiteturas de 64 bits (x86_64/amd64).

Como de costume, você pode atualizar facilmente seu sistema a partir da GUI Sparky Upgrade ou apenas usando o seguinte comando:

sparky-upgrade

Se você usa o apt para esse tipo de trabalho, a atualização se resume apenas aos comandos abaixo:

wget -O - https://repo.sparkylinux.org/sparky.gpg.key | sudo apt-key add -

Em seguida, atualize suas instalações com o segundo conjunto de comandos.

sudo apt update
sudo apt full-upgrade

Os usuários atuais do SparkLinux precisam apenas atualizar suas instalações das versões 2019.x, 2020.x ou 2021.x alterando os repositórios Debian para ‘bookworm’ e os repositórios SparkyLinux para ‘orion’ e, em seguida, fazer uma atualização completa do sistema até executando o comando sparky-upgrade.

A imagem ISO do SparkyLinux 2023.03 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.