SparkyLinux 2020.12 lançado com o kernel Linux 5.9.11 e mais

A equipe SparkyLinux publicou um novo snapshot da sua plataforma de lançamentos contínuos, o SparkyLinux 2020.12. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O SparkyLinux é uma distribuição Linux leve, rápida e simples, projetada para computadores antigos e novos com desktops personalizados do Enlightenment e LXDE. Foi construído no ramo “testing” do Debian.

Agora, a equipe SparkyLinux publicou um novo snapshot da sua plataforma rolling da distribuição, o SparkyLinux 2020.12.

Novidades do SparkyLinux 2020.12

SparkyLinux 2020.12 lançado com o kernel Linux 5.9.11 e mais

SparkyLinux 2020.12 vem com pacotes atualizados dos repositórios de software Debian Testing, onde o Projeto Debian desenvolve o próximo grande lançamento de seu sistema operacional, Debian 11, apelidado de Bullseye.

Os pacotes do SparkyLinux foram sincronizados com os repositórios de teste do Debian em 3 de dezembro de 2020.

Entre outras mudanças dignas de nota, o instantâneo ISO de dezembro de 2020 da SparkyLinux inclui o instalador gráfico Calamares 3.2.34, APTus AppCenter 20201203-RC1 como um substituto imediato para APTus e sparky-www, um pequeno pacote que fornece uma página inicial personalizada do SparkyLinux em seu navegador da web favorito, desenvolvido por DuckDuckGo.

De acordo com o desenvolvedor, a página inicial do SparkyLinux está localizada em /opt/sparky/index.html.

Isso significa que os usuários terão que carregá-lo manualmente em seu navegador da Web padrão após instalar o pacote sparky-www dos repositórios de software.

Em termos de software, o SparkyLinux 2020.12 ISO traz alguns dos últimos lançamentos de software, incluindo o navegador Mozilla Firefox 83.0, cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 78.5.0, pacote de escritório LibreOffice 7.0.3, reprodutor de mídia VLC 3.0.11, Exaile 4.1.0 Leitor de música Beta 1 e libpython3.9 (Python 3.8 permanece o padrão).

Este é o primeiro lançamento a ser fornecido com a série de kernel Linux 5.9 mais recente para suporte de hardware de alto nível.

O kernel Linux 5.9.11 foi incluído por padrão nas ISOs de dezembro de 2020, mas os usuários também poderão instalar o kernel Linux 5.9.12 mais recente, bem como o 6º Release Candidate do próximo kernel Linux 5.10 LTS dos repositórios instáveis ​​do SparkyLinux .

SparkyLinux 2020.12 é também o primeiro lançamento a ser fornecido com o GCC (GNU Compiler Collection) 10.2 como compilador padrão e novos clientes de leitor de feed RSS, nomeadamente QuiteRSS na edição LXQt e Liferea nos sabores Xfce e MATE.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o SparkyLinux 2020.12

O SparkyLinux está disponível nas edições Xfce, MATE, LXQt, MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (modo de texto) apenas para arquiteturas de 64 bits (x86_64/amd64).

Como de costume, você pode atualizar facilmente seu sistema a partir da GUI Sparky Upgrade ou apenas usando o seguinte comando:

sparky-upgrade

Se você usa o apt para esse tipo de trabalho, a atualização se resume apenas aos comandos abaixo:

wget -O - https://repo.sparkylinux.org/sparky.gpg.key | sudo apt-key add -

Em seguida, atualize suas instalações com o segundo conjunto de comandos.

sudo apt update
sudo apt full-upgrade

Se você é novo no SparkyLinux ou deseja implantar o sistema operacional em novos computadores, pode fazer o download da versão SparkyLinux 2020.12 com as edições Xfce, MATE, LXQt, Openbox ou CLI (modo de texto) agora no site oficial.

A imagem ISO do SparkyLinux 2020.12 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile