A equipe SparkyLinux publicou um novo snapshot da sua plataforma de lançamentos contínuos, o SparkyLinux 2020.03.1. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O SparkyLinux é uma distribuição Linux leve, rápida e simples, projetada para computadores antigos e novos com desktops personalizados do Enlightenment e LXDE. Foi construído no ramo “testing” do Debian.
Agora, a equipe SparkyLinux publicou um novo snapshot da sua plataforma rolling release (de lançamentos contínuos) da distribuição, o SparkyLinux 2020.03.1.
Novidades do SparkyLinux 2020.03.1
E, é claro, não há mudanças significativas nesta versão, mas apenas uma pequena atualização para a mídia live e de instalação do Sparky Linux.
Tecnicamente, existem três melhorias importantes que fazem parte desta nova versão, a seguir.
Primeiro e acima de tudo, todos os pacotes agora são atualizados a partir dos repositórios de teste do Debian de 27 de março de 2020, para que você também esteja recebendo várias correções como parte deste lançamento.
Em seguida, a atualização corrige um problema que bloqueava a inicialização do Sparky 2020.03 que era copiada anteriormente em uma unidade flash USB.
Esse foi um bug particularmente inconveniente que afetou aqueles que usavam mídia USB para inicializar o Sparky Linux; portanto, após a atualização para esta versão, tudo deve estar funcionando da maneira esperada.
E por último, mas não menos importante, a equipe de desenvolvimento diz que renomeou o repositório Sparky para “potolo”, com “testing” funcionando como antes para todos.
Esta é uma mudança que foi anunciada originalmente no início desta semana, com o oldstable também se tornando “tyche” e o nome estável para “nibiru”.
A equipe do Sparky Linux disse que:
“Desenvolver e fornecer pacotes para o Sparky com base apenas nos testes Debian foi bastante fácil, era apenas um ramo, desenvolvido como uma versão contínua. Não são necessárias alterações nos repositórios então. Tudo mudou depois de lançar o Sparky no Debian estável e manter a linha antiga, também.”
“Todas as grandes atualizações significam do teste a uma nova estável e estável a uma nova alteração manual antiga exigida nas listas de repositórios. Para evitar isso, os repositórios nomeados permitirão que você atualize sem problemas sua instalação do Sparky sem nenhuma alteração manual. Isso será feito através de uma atualização regular, usando apenas o gerenciador de pacotes/ferramenta de atualização.”
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o SparkyLinux 2020.03.1
Não é necessário reinstalar o sistema operacional se você já estiver executando o Sparky, pois uma atualização completa do sistema cuida de tudo sem que outras alterações sejam necessárias.
Se você já estiver usando o SparkyLinux 2020 Rolling, precisará instalar a nova chave pública com o primeiro comando listado abaixo.
wget -O - https://repo.sparkylinux.org/sparky.gpg.key | sudo apt-key add -
Em seguida, atualize suas instalações com o segundo conjunto de comandos.
sudo apt update
sudo apt full-upgrade
Se você é novo no SparkyLinux ou deseja implantar o sistema operacional em novos computadores, pode fazer o download da versão SparkyLinux 2020.03 com as edições Xfce, MATE, LXQt, Openbox ou CLI (modo de texto) agora no site oficial.
A imagem ISO do SparkyLinux 2020.03 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux