Sparky Bonsai lançado com o Joe’s Window Manager e mais

E foi lançado o Sparky Bonsai com o Joe’s Window Manager (JWM) e outros recursos. Conheça melhor o sistema e descubra onde baixar a distro.

Embora muitas das distribuições Linux atuais tenham uma mídia live que permite aos usuários testá-lo sem instalar o sistema operacional real em seus computadores, parece que alguns usuários ainda estão interessados ​​no tipo de sistema live em uma unidade flash USB, executando completamente a partir daí com persistência.

Sparky Bonsai lançado com o Joe's Window Manager e mais
Sparky Bonsai lançado com o Joe’s Window Manager e mais

Para atender essa demanda, o sistema operacional SparkyLinux recebeu recentemente uma nova edição da comunidade que você pode executar e usar diretamente de um pendrive USB sem instalar nada no seu computador pessoal, o Sparky Bonsai.

Conheça melhor o Sparky Bonsai

O Sparky Bonsai é uma edição portátil do sistema operacional SparkyLinux (que é baseado no Debian) que funciona da mesma maneira que as famosas distribuições portáteis como Slax, Puppy Linux, Porteus e DebianDog.

O principal destaque dessa distro é que ela possui o gerenciador de janelas leve chamado JWM (Joe’s Window Manager) para X11.

Nas palavras do próprio desenvolvedor:

“O Sparky Bonsai vive em um flash USB mínimo de 4 GB e é executado com 512 MB de RAM em processadores x86. No momento, ele está disponível apenas na versão 64 bits. Ele se encaixa em um disco óptico de DVD ou CD e roda em ext2/3/4, fat32, xfs, exFAT. Para carregar na RAM, recomenda-se 1 GB.”

Sparky Bonsai é uma distribuição Linux mínimalista baseada na mais recente série de sistemas operacionais Debian 10 Buster e apresentando JWM (Joe’s Window Manager) como ambiente gráfico padrão, com PCmanFM como gerenciador de arquivos padrão, Pale Moon como navegador padrão, Mousepad como editor de texto padrão, LXterminal como emulador de terminal padrão e Synaptic como gerenciador de pacotes padrão.

Sob o capô, a distribuição usa o kernel Linux 4.19.0.6 do Debian Buster com os módulos do BusterDog para inicialização Porteus, live-boot-3x, bem como suporte AUFS, e systemd como sistema init padrão.

O Sparky Bonsai também vem com o módulo DebianDog e remasteriza os scripts e suporta apenas sistemas de 64 bits.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Sparky Bonsai

A imagem ISO do Sparky Bonsai já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 121
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.