Para apoiar o desenvolvimento, melhoria e manutenção de infraestrutura do projeto, o Sovereign Tech Fund investiu 1 milhão de euros no GNOME.
Já ouviu falar do Sovereign Tech Fund (Fundo Soberano de Tecnologia)? Eu não tinha, mas o projeto GNOME conseguiu um enorme investimento de € 1 milhão com eles.
Sovereign Tech Fund investiu 1 milhão de euros no GNOME
Sim. O Sovereign Tech Fund investiu 1 milhão de euros no GNOME, para apoiar o desenvolvimento, melhoria e manutenção de infraestrutura do projeto.
O GNOME planeja usar o dinheiro para “modernizar a plataforma, melhorar as ferramentas e a acessibilidade e oferecer suporte a recursos de interesse público”, acrescentando que os seguintes projetos e iniciativas serão beneficiados diretamente durante 2024:
- Melhorar o estado atual de acessibilidade
- Projetar e prototipar uma nova pilha de acessibilidade
- Criptografe os diretórios iniciais dos usuários individualmente
- Modernize o armazenamento de segredos
- Aumente o alcance e a qualidade do suporte de hardware
- Invista em garantia de qualidade e experiência do desenvolvedor
- Expanda e amplie as APIs do freedesktop
- Consolidar e melhorar o componente da plataforma
Quer você esteja usando o Linux há um minuto ou há muito tempo, você saberá que o GNOME é um pilar central no movimento FOSS (Free and Open Source Software).
O GNOME é o ambiente de desktop padrão nas distribuições Linux mais populares, seus aplicativos são usados por milhões de pessoas em todo o mundo e as tecnologias apoiadas pelo GNOME sustentam experiências em uma variedade estonteante de dispositivos, plataformas e setores.
Com o objetivo do Sovereign Tech Fund de apoiar o “…desenvolvimento, melhoria e manutenção de infraestrutura digital aberta”, as suas sinergias com o projeto GNOME são claras.
O Sovereign Tech Fund é uma iniciativa financiada pelo governo alemão dirigida por Adriana Groh e Fiona Krakenbürg, que têm “muitos anos de experiência na promoção de tecnologias de código aberto” a nível nacional e internacional.
No seu website, o Fundo observa:
“…o ecossistema de código aberto, embora incrivelmente bem-sucedido, também está cada vez mais frágil. Muito mais pessoas estão usando o software do que contribuindo para ele. É hora de investir em bens comuns digitais, comunidades de voluntariado e [código aberto] para construir o mundo digital que queremos ver.”
Os destinatários anteriores do investimento do fundo incluem curl, Fortran, WireGuard, OpenSSH, o Projeto Yocto e uma colaboração com a OpenJS Foundation para “melhorar a infraestrutura e segurança do ecossistema Javascript“.
Então, embora eu possa não ter ouvido falar disso, estou feliz por ter ouvido. O Sovereign Tech Fund apoia infraestruturas de código aberto da forma mais crítica: com dinheiro.
Esta é uma grande vitória para o projeto GNOME, para o código aberto e para todos nós que usamos e confiamos nas tecnologias que ele supervisiona.
Com este investimento, o GNOME poderá focar ainda mais nas coisas que faz bem, desenvolver novos recursos e facilitar a contribuição das pessoas para o projeto.