Disponibilizado há muito tempo como um software livre para uso não comercial, o Sourcetrail agora é um software livre por completo. Confira os detalhes e entenda.
Qual é a melhor maneira de entrar em um projeto de software existente, em seu código-fonte? O mais comum não saiu de moda: você clona o repositório ou descompacta o pacote, abre-o no seu IDE favorito e inspeciona os arquivos, ajudados pelas ferramentas fornecidas pelo editor.
O Sourcetrail propõe um método que não é novo, mas é mais recente e interessante. Como seus produtores o descrevem, o Sourcetrail é um navegador de código-fonte multiplataforma que o ajudará a “ser produtivo com código-fonte desconhecido”.
Em essência, ele simplifica o entendimento da estrutura do código fonte e de sua operação, representando-o visualmente usando gráficos complexos.
Os desenvolvedores de software passam a maior parte do tempo decifrando o código fonte existente, mas as ferramentas comuns de edição de código oferecem pouca ajuda para esta tarefa.
Depuradores permitem apenas inspeção detalhada de um caminho de código estrito. ‘Pesquisar todas as referências’ ajuda a navegar entre arquivos, mas não fornece contexto para ver a visão geral de todas as dependências relevantes.
O Sourcetrail fornece informações e detalhes gerais, combinando um gráfico de dependência interativo, uma visualização concisa do código e uma pesquisa eficiente do código, tudo integrado a uma ferramenta de desenvolvedor multiplataforma fácil de usar que ajuda a explorar código legado, entender a implementação e recriar arquitetura de software, o que a torna uma experiência divertida para toda a família!
Em resumo, o Sourcetrail é uma ferramenta interessante para desenvolvedores.
Por padrão, ele suporta linguagens de programação como C, C++, Java e Python e não o priva de nada, porque se integra aos editores mais populares, incluindo Atom, Visual Studio Code, Eclipse, Emacs, Vim…
Mas a grande novidade é que ele sofreu uma alteração na sua licença.
- Como instalar o assistente de montagem Pyfa no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo AstroMenace no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo Biplanes Revival no Linux via Flatpak
- Instalando o simulador de corridas Speed Dreams no Linux
Sourcetrail agora é um software livre por completo
Após vários anos em desenvolvimento como software livre para uso não comercial, o Sourcetrail passa para o modelo de software livre, adotando a licença GPL v3.
Nesse novo curso, eles expandem o blog do projeto, fornecendo detalhes de por que, como e planejam isso em um futuro próximo, no qual esperam atrair mais colaboradores.
No site oficial do Sourcetrail, você encontrará toda a documentação necessária – e é muito – iniciar, assim como o link para download, no momento disponível apenas em formatos executáveis genéricos de 32 e 64 bits; e ao seu código fonte, é claro.
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Veja mais artigos publicados neste dia…