Sound Open Firmware 2.7 lançado com suporte AMD Van Gogh

E foi lançado o Sound Open Firmware 2.7 com suporte AMD Van Gogh, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

O Sound Open Firmware é um dos grandes projetos de código aberto originalmente iniciados pela Intel para fornecer firmware DSP de áudio de código aberto e ferramentas de desenvolvimento.

Sound Open Firmware é um firmware DSP de áudio de código aberto e SDK que fornece infraestrutura de firmware de áudio e
ferramentas de desenvolvimento para desenvolvedores interessados ​​em áudio ou processamento de sinal em DSPs modernos.

Enfim, a infra-estrutura Sound Open Firmware fornece um ambiente centrado no desenvolvimento de software livre, com licença permissível, que inclui peças de controle em tempo real independentes de arquitetura e ferramentas de software livre.

Atualmente, além da Intel, o SOF é apoiado pelo Google, AMD, Mediatek, NXP, Realtek e outros fornecedores.

Agora, foi lançado Sound Open Firmware 2.7.

Novidades do Sound Open Firmware 2.7


Sound Open Firmware 2.7 lançado durante a noite e adiciona suporte à plataforma AMD Van Gogh, presumivelmente para ser usado pelo Valve Steam Deck ou alguma atualização futura do dispositivo ou plataforma relacionada, como para hardware VR.

Durante a janela de mesclagem do Linux 6.6, escrevi como a AMD estava trabalhando no suporte SOF para Van Gogh e também houve menções ao novo hardware da Valve: um produto “Galileo” que faz parte da família “Sephiroth”.

Isso aponta para hardware futuro com o atual Valve Steam Deck tendo o codinome “Júpiter” e não tendo visto nenhuma menção ao Valve Galileo anteriormente.

Mas se é alguma atualização do Steam Deck, um fone de ouvido VR ou algo mais construído sobre o APU Van Gogh, raramente visto, ainda não foi determinado.

Acompanhando o suporte ao driver do kernel Linux no Linux 6.6, a versão Sound Open Firmware 2.7 tem suporte para APU Van Gogh.

O Sound Open Firmware 2.7 também possui otimizações de desempenho, começando a trabalhar em uma nova estrutura de pipeline “Pipeline 2.0” para reduzir o consumo de memória e suportar pipelines em vários núcleos, além de infraestrutura aprimorada de stub de áudio.

No lado Intel do SOF, o Sound Open Firmware 2.7 fornece uma versão de qualidade de produção para CPUs Meteor Lake com esta construção SOF aproveitando o Zephyr RTOS nativo.

Para saber mais sobre essa versão do Sound Open Firmware, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Sound Open Firmware

Para aqueles interessados ​​no Sound Open Firmware para este ramo mais antigo, podem encontrar os downloads e detalhes de lançamento via GitHub.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile