Sound Open Firmware 2.7 lançado com suporte AMD Van Gogh

E foi lançado o Sound Open Firmware 2.7 com suporte AMD Van Gogh, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

O Sound Open Firmware é um dos grandes projetos de código aberto originalmente iniciados pela Intel para fornecer firmware DSP de áudio de código aberto e ferramentas de desenvolvimento.

Sound Open Firmware é um firmware DSP de áudio de código aberto e SDK que fornece infraestrutura de firmware de áudio e
ferramentas de desenvolvimento para desenvolvedores interessados ​​em áudio ou processamento de sinal em DSPs modernos.

Enfim, a infra-estrutura Sound Open Firmware fornece um ambiente centrado no desenvolvimento de software livre, com licença permissível, que inclui peças de controle em tempo real independentes de arquitetura e ferramentas de software livre.

Atualmente, além da Intel, o SOF é apoiado pelo Google, AMD, Mediatek, NXP, Realtek e outros fornecedores.

Agora, foi lançado Sound Open Firmware 2.7.

Novidades do Sound Open Firmware 2.7

Sound Open Firmware 2.7 lançado com suporte AMD Van Gogh
Sound Open Firmware 2.7 lançado durante a noite e adiciona suporte à plataforma AMD Van Gogh, presumivelmente para ser usado pelo Valve Steam Deck ou alguma atualização futura do dispositivo ou plataforma relacionada, como para hardware VR.

Durante a janela de mesclagem do Linux 6.6, escrevi como a AMD estava trabalhando no suporte SOF para Van Gogh e também houve menções ao novo hardware da Valve: um produto “Galileo” que faz parte da família “Sephiroth”.

Isso aponta para hardware futuro com o atual Valve Steam Deck tendo o codinome “Júpiter” e não tendo visto nenhuma menção ao Valve Galileo anteriormente.

Mas se é alguma atualização do Steam Deck, um fone de ouvido VR ou algo mais construído sobre o APU Van Gogh, raramente visto, ainda não foi determinado.

Acompanhando o suporte ao driver do kernel Linux no Linux 6.6, a versão Sound Open Firmware 2.7 tem suporte para APU Van Gogh.

O Sound Open Firmware 2.7 também possui otimizações de desempenho, começando a trabalhar em uma nova estrutura de pipeline “Pipeline 2.0” para reduzir o consumo de memória e suportar pipelines em vários núcleos, além de infraestrutura aprimorada de stub de áudio.

No lado Intel do SOF, o Sound Open Firmware 2.7 fornece uma versão de qualidade de produção para CPUs Meteor Lake com esta construção SOF aproveitando o Zephyr RTOS nativo.

Para saber mais sobre essa versão do Sound Open Firmware, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Sound Open Firmware

Para aqueles interessados ​​no Sound Open Firmware para este ramo mais antigo, podem encontrar os downloads e detalhes de lançamento via GitHub.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.