Sound Open Firmware 2.1 lançado com melhor desempenho, e mais

E foi lançado o Sound Open Firmware 2.1 com melhor desempenho, e mais. Confira as novidades desse lançamento!

Sound Open Firmware é um firmware DSP de áudio de código aberto e SDK que fornece infraestrutura de firmware de áudio e
ferramentas de desenvolvimento para desenvolvedores interessados ​​em áudio ou processamento de sinal em DSPs modernos.

SOF fornece infraestrutura, peças de controle em tempo real e drivers de áudio como um projeto comunitário. O projeto é governado pelo Sound Open Firmware Technical Steering Committee (TSC), que inclui desenvolvedores proeminentes e ativos da comunidade SOF é desenvolvido em público e hospedado na plataforma github.

O firmware e o SDK destinam-se a desenvolvedores interessados ​​em processamento de áudio ou sinal em DSPs modernos. O SOF fornece uma estrutura em que os desenvolvedores de áudio podem criar, testar e ajustar o seguinte:

  • Pipelines e topologias de processamento de áudio.
  • Componentes de processamento de áudio.
  • Infraestrutura e drivers DSP.
  • Infraestrutura e drivers do sistema operacional do host.

Desde o anúncio do Sound Open Firmware em 2018, o projeto de código aberto vem fazendo um progresso constante e um foco claro da Intel para suas plataformas de hardware mais recentes.

Na semana passada, os engenheiros da Intel lançaram o Sound Open Firmware 2.1, a mais nova atualização de recursos para sua pilha de firmware DSP de áudio de código aberto que também começou a ver algum suporte AMD e outras plataformas também como NXP i.MX8.

Novidades do Sound Open Firmware 2.1

Sound Open Firmware 2.1 lançado com melhor desempenho, e mais
Sound Open Firmware 2.1 lançado com melhor desempenho, e mais

O Sound Open Firmware 2.1 traz melhorias de desempenho em torno de suas funções de cópia, bem como melhorias em seus caminhos de código de processamento. Essa versão do Sound Open Firmware também possui maior estabilidade, especialmente para plataformas Intel cAVS.

O Sound Open Firmware 2.1 também muda do XTOS para o Zephyr RTOS para as compilações da comunidade para plataformas Apollo Lake e i.MX8. O sistema operacional em tempo real Zephyr continua a ser apoiado pela Linux Foundation, com a Intel sendo uma grande apoiadora do projeto.

Para saber mais sobre essa versão do Sound Open Firmware, acesse a nota de lançamento.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.