Seguindo os passo de outras distribuições, a Solus anunciou que está migrando do Snap para o Flatpak. Confira os detalhes dessa mudança.
O Projeto Solus anunciou a remoção do patchset AppArmor do kernel Linux versão 6.9 em seu branch atual.
Esta mudança marca o início do fim do suporte ao pacote Snap na distribuição, sinalizando uma mudança no uso do Flatpak como estrutura de instalação de software preferida.
Solus anunciou que está migrando do Snap para o Flatpak
Sim. A Solus anunciou que está migrando do Snap para o Flatpak, ao descartar patches do AppArmor no kernel Linux 6.9 e eliminar gradualmente o suporte Snap até 2025, mudando o foco para Flatpak para instalações de software.
Para esclarecer, Solus vem com suporte Snap e Flatpak em conjunto desde 2017, dando aos usuários a escolha de qual dos dois (ou ambos juntos) formatos de software agnósticos de distribuição usar. Agora volte para o tópico.
A consequência imediata desta atualização para os usuários é que os pacotes Snap passarão a operar em confinamento parcial.
Isto significa que terão um isolamento limitado do resto do sistema, expondo potencialmente os utilizadores a riscos de segurança se não forem geridos corretamente.
Solus resolveu isso implementando um sistema de alerta em sua ferramenta de comando instantâneo, alertando os usuários quando o confinamento estrito está inativo.
Evan Maddock, da equipe Solus, destacou vários benefícios da remoção dos patches do AppArmor.
“A eliminação do conjunto de patches do AppArmor traz vários benefícios para nós. Para começar, o conjunto de patches é enorme; são mais de 60 patches separados, o que torna uma carga de manutenção significativa. Como o conjunto é mantido e atualizado pela Canonical, só podemos atualizar para um novo kernel depois de todos esses patches terem sido atualizados, o que às vezes leva muito tempo, ou até mesmo nem acontece, como acontece com a série de kernel 6.9.”
Olhando para o futuro, a Solus está apostando no Flatpak, uma estrutura que possui suporte robusto e está integrada aos principais ambientes de desktop, como GNOME e KDE.
Esta mudança não é surpreendente, considerando que Snap e Flatpak, ambos projetados para funcionar em diferentes distribuições Linux, tiveram diferentes níveis de adoção.
O Snap é usado principalmente apenas por seus criadores, Canonical, em seu sistema Ubuntu. Por outro lado, Flatpak se tornou a escolha preferida para quase todas as outras distribuições Linux e se estabeleceu como padrão.
Por último, a equipe Solus também introduziu ferramentas e documentação para facilitar a transição do Snap para o Flatpak, incluindo o novo pacote ‘unsnap’, simplificando o processo de migração.
Embora Solus continue a oferecer suporte ao Snap até o final de 2024, os usuários são incentivados a explorar alternativas Flatpak para se preparar para uma transição tranquila.