E foi lançado o Solus 4.6 com Mesa 24.2 e outras atualizações, e mais. Confira as noidades e descubra onde baixar a distro.
Solus é um sistema Linux construído a partir do zero, com belas artes para compor seu visual e um desktop impressionante e leve.
Essa incrível distribuição está disponível em três edições (Budgie, GNOME e MATE), o projeto talvez seja mais conhecido por seu trabalho, mostrando o ambiente de desktop Budgie em uma plataforma rolling-release (lançamento contínuo).
Para completar os ambientes de trabalho personalizados, essa distribuição usa o eopkg, um fork de um outro gerenciador de pacotes chamado PiSi.
Agora, Joshua Strobl do Projeto Solus anunciou o lançamento do Solus 4.6.
Novidades do Solus 4.6
Ainda alimentado pela série de kernel Linux 6.10, o Solus 4.6 vem com uma pilha gráfica mais nova, a saber, Mesa 24.2, para um impulso extra em jogos e outros softwares gráficos.
Ele também traz mais trabalho de usr-merge, que alinha o Solus com os esforços de compatibilidade do Fedora Linux e outras distribuições.
No anúncio de lançamento, David Harder disse que:
“Chegamos agora ao fim do Estágio 3 do nosso plano de implementação: todos os usuários com um sistema atualizado agora têm um sistema Usr-Merge’d. Qualquer usuário que criar uma nova instalação com os ISOs de hoje também terá um sistema mesclado. Esperamos que o estágio 4 seja concluído em breve.”
O Solus é fornecido com as edições usuais com os ambientes de desktop Budgie, GNOME, KDE Plasma e Xfce. Eles foram atualizados para versões mais recentes, incluindo Budgie 10.9.2, GNOME 46.5, KDE Plasma 6.1.5 (acompanhado pelo KDE Frameworks 6.6 e KDE Gear 24.08.1) e Xfce 4.18.
A edição Xfce, que foi introduzida no Solus 4.5, agora usa o Engrampa do MATE como o gerenciador de arquivos padrão em vez do File Roller do GNOME, o XReader do Linux Mint como o visualizador de documentos padrão e o plugin do alternador de layout de teclado agora é instalado por padrão.
Para as edições GNOME e KDE Plasma, o Solus 4.6 adiciona suporte para seus centros de software nativos (também conhecidos como gerenciadores de pacotes gráficos), ou seja, GNOME Software e Plasma Discover, juntamente com o Solus Software Center.
Eles são considerados experimentais no Solus e devem facilitar a instalação de aplicativos Flatpak do Flathub.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Solus 4.6
Os usuários existentes do Solus não precisam baixar o novo ISO, basta apenas manter suas instalações atualizadas o tempo todo para receber essas alterações!
A nova versão ISO está aqui apenas para novas implantações, aqueles que desejam experimentar o Solus em seus computadores ou aqueles que desejam reinstalar suas instalações devido a vários motivos de ter que baixar centenas de atualizações após a instalação.
A imagem ISO do Solus 4.6 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição, nas edições Budgie, KDE Plasma, GNOME e MATE para sistemas de 64 bits.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux