E foi lançado o Solus 4.5 com Calamares, PipeWire, kernel 6.6, e mais. Confira as noidades e descubra onde baixar a distro.
Solus é um sistema Linux construído a partir do zero, com belas artes para compor seu visual e um desktop impressionante e leve.
Essa incrível distribuição está disponível em três edições (Budgie, GNOME e MATE), o projeto talvez seja mais conhecido por seu trabalho, mostrando o ambiente de desktop Budgie em uma plataforma rolling-release (lançamento contínuo).
Para completar os ambientes de trabalho personalizados, essa distribuição usa o eopkg, um fork de um outro gerenciador de pacotes chamado PiSi.
Agora, Joshua Strobl do Projeto Solus anunciou o lançamento do Solus 4.5.
Novidades do Solus 4.5
Apelidado de “Resilience” (Resiliência), o Solus 4.5 chega seis meses após o Solus 4.4 e apresenta uma nova edição do Xfce que substitui a edição anterior do MATE, que não é mais mantida, apresentando o ambiente de desktop Xfce 4.18 mais recente.
Os usuários existentes são incentivados a fazer a transição de suas instalações MATE para o Budgie ou para a nova edição do Xfce.
David Harder, disse que:
“Nossa edição XFCE apresenta um layout de desktop tradicional com um painel inferior e Whisker Menu como menu do aplicativo. Ele está usando o tema Qogir GTK com o tema do ícone Papirus para uma aparência elegante e moderna. Blueman vem instalado para todas as suas necessidades de Bluetooth. Esta edição deu muito trabalho e estamos entusiasmados em compartilhá-la com todos vocês!”
A edição principal do Budgie recebeu suporte de preferência de estilo escuro, onde alternar “Tema escuro” nas configurações do Budgie também definiria a preferência de tema escuro para aplicativos, o miniaplicativo de lixo Budgie por padrão, bem como as melhorias usuais de qualidade de vida disponíveis no versão mais recente do Budgie 10.8.
Por outro lado, a edição GNOME foi atualizada para o ambiente de desktop GNOME 45.2 mais recente, apresentando a extensão Speedinator instalada por padrão para acelerar animações no GNOME Shell, uma aparência uniforme para aplicativos GTK3 e GTK4 e alinhamento central para novas janelas por padrão.
A edição KDE Plasma vem com as versões mais recentes do KDE Plasma 5.27.10 LTS, KDE Gear 23.08.4 e KDE Frameworks 5.113, todas construídas com base na estrutura de aplicativos Qt 5.15.11 LTS, enquanto a equipe Solus está trabalhando duro atualmente para acomode-o no próximo lançamento do KDE Plasma 6.
Outro destaque da versão Solus 4.5 é a implementação do instalador gráfico Calamares para fornecer aos usuários uma nova experiência de instalação onde eles poderão usar sistemas de arquivos como Btrfs, especificar seu próprio layout de partição ou até mesmo habilitar criptografia completa de disco.
O mesmo vale para a estrutura de mídia padrão no Solus 4.5, que substitui PulseAudio e JACK por PipeWire, permitindo áudio Bluetooth melhor e mais confiável e melhorias de desempenho.
Para hardware AMD, Solus 4.5 introduz suporte ROCm para fornecer aceleração de GPU para aplicativos que exigem muita GPU, como o Blender, mas também para permitir aprendizado de máquina acelerado por hardware.
Os desenvolvedores do Solus disseram que trabalharam duro para estender a compatibilidade do ROCm ao máximo de hardware possível, “incluindo alguns não suportados oficialmente pela AMD”.
Nos bastidores, o Solus 4.5 é alimentado pelo kernel Linux 6.6 LTS. Claro, você também obterá todas as tecnologias GNU/Linux mais recentes e software de código aberto, como a pilha gráfica Mesa 23.3 mais recente, o navegador Firefox 121, o pacote de escritório LibreOffice 7.6 e muito mais.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Solus 4.5
Os usuários existentes do Solus não precisam baixar o novo ISO, basta apenas manter suas instalações atualizadas o tempo todo para receber essas alterações!
A nova versão ISO está aqui apenas para novas implantações, aqueles que desejam experimentar o Solus em seus computadores ou aqueles que desejam reinstalar suas instalações devido a vários motivos de ter que baixar centenas de atualizações após a instalação.
A imagem ISO do Solus 4.5 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição, nas edições Budgie, KDE Plasma, GNOME e MATE para sistemas de 64 bits.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux