Solus 4.2 lançado com Linux Kernel 5.10 LTS, Mesa 20.3 e muito mais

E foi lançado o Solus 4.2 com Linux Kernel 5.10 LTS, Mesa 20.3 e muito mais. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.

Solus é um sistema Linux construído a partir do zero, com belas artes para compor seu visual e um desktop impressionante e leve.

Essa incrível distribuição está disponível em três edições (Budgie, GNOME e MATE), o projeto talvez seja mais conhecido por seu trabalho, mostrando o ambiente de desktop Budgie em uma plataforma rolling-release (lançamento contínuo).

Para completar os ambientes de trabalho personalizados, essa distribuição usa o eopkg, um fork de um outro gerenciador de pacotes chamado PiSi.

Novidades do Solus 4.2

Solus 4.2 GNOME

O desenvolvedor e mantenedor líder da Solus, Joshua Strobl, anunciou hoje o lançamento e a disponibilidade geral do Solus 4.2, uma imagem ISO atualizada de uma das melhores distribuições Linux existentes.

Mais de um ano em obras, Solus 4.2 está aqui com tecnologias Linux atualizadas para aqueles que desejam instalar esta distribuição de lançamento contínuo em seus computadores desktop ou laptop.

A maior notícia é que o Solus agora é movido pela melhor e mais recente série de kernel Linux 5.10 LTS, fornecendo suporte de hardware de primeira linha.

Além disso, Solus 4.2 inclui a série de pilha gráfica de código aberto Mesa 20.3.3 para jogos, junto com o mais recente decodificador dav1d AV1, GStreamer 1.18.2, FFmpeg 4.3.1 e software Pulseaudio 14.1 para oferecer a você o melhor possível experiência de reprodução de vídeo e áudio.

Em termos de software, o Solus 4.2 inclui o navegador Firefox 85.0 mais recente, o pacote de escritório LibreOffice 7.0.4.2, o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 78.6.1 e o Brisk Menu 0.6.2 para a edição MATE, que agora suporta navegação por teclado e vários refinamentos.

Como esperado, a edição principal do Budgie é a estrela deste novo lançamento ISO e vem com o ambiente de desktop Budgie 10.5.2 mais recente, um menu Budgie muito aprimorado que agora classificará as categorias em ordem alfabética e não exibirá mais categorias vazias, bem como redesenhadas Applet de som que possui um botão de mudo dedicado.

As outras três edições do Solus vêm com os ambientes de desktop GNOME 3.38.3, MATE 1.24 e KDE Plasma 5.20.5 mais recentes.

O suporte de hardware de última geração e todas as tecnologias subjacentes são usados ​​nas quatro edições, que você pode baixar agora mesmo no site oficial.

Solus 4.2 Mate

Solus 4.2 Plasma

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Solus 4.2

Os usuários existentes do Solus 4.1 não precisam baixar o novo ISO, mas apenas manter suas instalações atualizadas o tempo todo.

A nova versão ISO está aqui apenas para novas implantações, aqueles que desejam experimentar o Solus em seus computadores ou aqueles que desejam reinstalar suas instalações devido a vários motivos de ter que baixar centenas de atualizações após a instalação.

A imagem ISO do Solus 4.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile