Conheça a solução de resfriamento ativo para laptops sem ventoinha criada pela Ventiva. Confira os detalhes desse produto.
A maioria dos laptops tem ventoinhas para ajudar a dissipar o calor gerado pela CPU e outros hardwares. Mas as ventoinhas geram ruído, têm o hábito de ficar obstruídas com poeira e, como a maioria das peças móveis, às vezes quebram.
Os PCs sem ventoinha existem há anos, mas geralmente vêm com compensações como processadores de menor potência que geram menos calor.
Agora, uma empresa chamada Ventiva diz que tem uma nova solução que pode trazer resfriamento ativo para laptops sem ventoinha operando com até 40 watts TDP.
Solução de resfriamento ativo para laptops sem ventoinha
A Ventiva diz que seu sistema ICE9 usa um “Ionic Cooling Engine” para criar um campo elétrico entre dois eletrodos que retira moléculas de nitrogênio, oxigênio e argônio no ar para criar íons que são “repelidos do emissor carregado positivamente”.
À medida que esses íons se movem, eles arrastam outras moléculas de ar com eles, melhorando efetivamente o fluxo de ar dentro de um computador sem a necessidade de uma ventoinha.
A empresa diz que o resultado é um sistema que roda silenciosamente e que não ocupa muito espaço — o ICE9 foi projetado para ser uma série de pequenos módulos que podem ser organizados em diferentes formatos dentro de um computador, mas a empresa diz que a solução “é até 80% menor do que um ventilador ou soprador” e pode ser colocada em um laptop que mede apenas 12 mm (0,47 polegadas) de espessura.
O YouTuber Dave2D diz que uma empresa “bem conhecida” planeja exibir um laptop com resfriamento ICE9 na CES em algumas semanas, e ele também teve a chance de conferir uma unidade de demonstração para confirmar que ela realmente parece oferecer uma maneira de mover silenciosamente ar suficiente para manter um laptop resfriado.
Ele não é tão bom em mover ar quanto um ventilador, então não vai funcionar para laptops de jogos ou estações de trabalho móveis.
Mas deve ser capaz de manter os laptops finos e leves que usam processadores de 15 a 35 watts resfriados, ao mesmo tempo em que permite um desempenho silencioso.
Dito isso, Dave2D observa que há algumas desvantagens potenciais no resfriamento ICE9. Uma delas é que a tecnologia provavelmente será substancialmente mais cara do que uma ventoinha.
Outra é que o ICE9 tem menos de um terço da pressão estática de uma ventoinha típica de laptop, o que significa que um módulo ICE9 não será capaz de puxar ar de tão longe quanto uma ventoinha.
E isso significa que os fabricantes de PC provavelmente teriam que fazer mudanças significativas no design de um laptop para garantir que os módulos de resfriamento sejam colocados perto de uma entrada de ar e dos componentes que eles devem resfriar.
A Ventiva não é a primeira empresa a revelar um sistema de resfriamento ativo para computadores silenciosos e sem ventoinha.
A tecnologia de resfriamento AirJet da Frore já existe há alguns anos. Mas até agora, apenas alguns dispositivos com resfriamento AirJet chegaram ao mercado, e nenhum deles consome tanta energia quanto um laptop convencional.
Uma razão para isso pode ser que os módulos AirJet não movem tanto ar quanto uma ventoinha típica, então você precisaria de um monte de módulos para oferecer o mesmo nível de desempenho de uma ventoinha. E isso ocupa espaço e eletricidade.
Então, o AirJet pode ser mais adequado para dispositivos que não geram muito calor em primeiro lugar e/ou que são feitos para serem usados enquanto estão conectados.
O ICE9 poderia teoricamente ser uma solução mais viável, já que é mais eficiente em termos de energia e ocupa menos espaço do que o AirJet. Mas ainda é uma tecnologia nova, e eu não apostaria que ela será amplamente adotada em breve.