Solaris 11.4 SRU33 lançado com suporte a convidado VirtIO e mais

Foi lançado o Oracle Solaris 11.4 SRU33 com suporte a convidado VirtIO e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar o sistema.

O Solaris é uma variante proprietária do Unix desenvolvido pela Sun Microsystems. Versões anteriores, baseadas no BSD UNIX, eram chamadas de SunOS.

A mudança para uma base de código do System V no SunOS 5 foi marcada pela alteração do nome para o Solaris 2. Versões anteriores foram denominadas retroativamente Solaris 1.x. Após a versão 2.6, a Sun deixou cair o “2” do nome.

A partir da versão 10, a licença do Solaris mudou e o produto foi distribuído gratuitamente para qualquer sistema ou propósito.

Basicamente, o Solaris consiste no sistema operacional base SunOS UNIX mais um ambiente gráfico de usuário. Ele é escrito de maneira independente de plataforma e está disponível para processadores SPARC e x86 (incluindo x86_64).

Agora, a Oracle lançou na terça-feira (11/05) o Solaris 11.4 SRU33 como a última atualização de versão estável mensal para este sistema operacional em grande parte ocioso.

Novidades do Oracle Solaris 11.4 SRU33


Com a trigésima terceira versão estável, a atualização do Solaris 11.4 está oferecendo alguns recursos há muito atrasados.

Talvez o mais notável seja o suporte a convidado VirtIO agora incluído no Solaris 11.4 SRU33. Este suporte de convidado KVM/VirtIO foi mesclado para 11.4 SRU33 e inclui a estrutura PCI e suporte de driver e vários outros componentes para suporte de convidado em conformidade com este padrão de virtualização.

SRU33 também entrega muitos pacotes agora como parte do repositório, vários dos quais estão indiscutivelmente atrasados.

Solaris 11.4 SRU33 tem Valgrind para depuração de memória, jQuery está presente, o mecanismo JavaScript SpiderMonkey 78 está instalado e há vários de outro pacote adiciona como Graphene e Libhandy.

Esses pacotes têm suporte para Solaris, mas agora são oficialmente “entregues” como parte do SRU33 como pacotes.

Fazendo Solaris 11.4 SRU33 significativo também muitas atualizações de pacote como vários componentes GNOME 3.36/3.38, GMP 6.21, XTerm 366, Curl 7.74, libSDL 2.0.14 e muitos outros.

A lista de atualizações de pacotes e outras alterações do Solaris 11.4 SRU33 pode ser encontrada no blog da Oracle.

Baixe e experimente o Oracle Solaris 11.4 SRU33

A imagem ISO do Oracle Solaris 11.4 SRU33 já pode ser baixada acessando a página de download do sistema.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile