E foi lançado o Softmaker Office 2024 com integração com ChatGPT, e mais. Confira as novidades e veja como fazer para instalar.
A Softmaker é uma empresa alemã com mais de 35 anos de experiência no desenvolvimento de aplicações de escritório.
A empresa nasceu em 1987, dois anos após o surgimento do StarOffice (o avô do LibreOffice) e três anos antes do nascimento do Microsoft Office.
Além da suíte de escritório, que inclui um processador de texto, uma planilha e um programa de apresentação, eles também desenvolvem um editor de PDF e bibliotecas de fontes.
Softmaker Office também é uma ótima opção para quem não confia na nuvem, já que possui versões para dispositivos móveis, também é muito fácil iniciar um documento no celular e continuar no computador.
Menos de dois meses após o lançamento do beta público, já temos entre nós o Softmaker Office 2024, mais uma excelente alternativa ao Microsoft Office disponível para Windows, Linux e Mac.
Novidades do Softmaker Office 2024
Relativamente às novidades da versão 2024 (não é um erro de digitação, é a versão 2024) estas são as novidades:
- Disponível em duas versões: A normal é a tradicional licença de pagamento único. A NX é a licença de assinatura mensal.
- Tradução automática entre mais de 30 idiomas usando DeepL (somente versão NX), O documento traduzido preserva o layout e o formato do documento original. O DeepL é, na minha opinião, o melhor serviço de tradução online e representa um grande avanço em relação aos dicionários Berlitz que incluíam versões anteriores.
- Integração com ChatGPT ( Versão NX): Permite escrever textos de acordo com as especificações do usuário, criar resumos de textos longos e corrigir estilos usando as mais famosas ferramentas de inteligência artificial.
- Chequeo gramatical en 75 idiomas.
- Suporte nativo para formatos do Microsoft Office . Ele pode ser salvo nesses formatos por padrão.
- Ferramenta de criação de QR e código de barras .
- Incorporação de fontes em documentos. Isso é muito útil quando você deseja criar documentos com fontes que podem não estar no computador do leitor, por exemplo, existem fontes especiais para disléxicos.
- Suporte de vídeo e som para a versão Linux.
- Suporte para a API de aceleração gráfica Metal no Mac.
- Capacidade de reduzir a resolução gráfica .
- Cópia de várias porções de texto no processador.
O processador de texto
A integração com o ChatGPT ou outra ferramenta de Inteligência Artificial parece prestes a se tornar um recurso padrão. Não tive a chance de testar, mas fiz com a tradução automática do DeepL e funciona sem problemas (com as limitações dos serviços de tradução automática, como a incapacidade de diferenciar quando o primeiro nome ou qualquer confusão com gênero é correto ou não ) Mas, isso não é responsabilidade da suíte de escritório.
No Youtube tem muito tutorial dizendo como ficar milionário pedindo ao ChatGPT para escrever um livro e vender na Amazon. Até que a Amazon descubra, você pode aproveitar os recursos aprimorados de exportação de Epub e PDF do TextMaker 2024 e experimentá-lo.
Planilha
Sabe-se que muitas pessoas utilizam planilhas para trabalhar com bancos de dados. O PlanMaker 2024 agora importa e exporta bancos de dados SQLite. Além disso, em arquivos CSV, você pode especificar separadores decimais e de milhar personalizados.
Também é possível alternar a ordem das datas nos formatos DMA, MDA e AMD, classificar e filtrar por cores e trabalhar melhor com tabelas dinâmicas.
Apresentações
Um recurso interessante é a capacidade de criar apresentações autoexecutáveis. Não se preocupe mais se o computador que você vai usar tem um programa atualizado, pois os criados com o Softmaker Office 2024 não vão precisar dele.
Adiciona-se uma nova visão que permite adicionar notas e informações adicionais aos slides e novas transições dinâmicas são incorporadas.
Para saber mais sobre essa versão do Softmaker Office 2024, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Softmaker Office 2024
Se você quiser experimentar o Softmaker Office 2024, poderá fazê-lo por 30 dias a partir desta página. A licença custa a partir de 29,90 euros/dólares por ano para a assinatura e 99,95 euros/dólares por ano para a licença permanente.