E foi lançado SoftMaker 2021 lançado com pequenas melhorias. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.
O SoftMaker FreeOffice é uma verdadeira suíte office gratuita para utilização residencial ou comercial, e também, uma ótima alternativa ao Microsoft Office.
Esse pacote fornece uma suíte Office completa com um processador de texto (textMaker), um aplicativo de planilha (PlanMaker) e um programa de apresentações (Presentations), todos compatíveis com o Microsoft Office.
Usando o FreeOffice 2018 você pode não só abrir, mas também salvar documentos nos formatos de arquivo da Microsoft: DOCX, XLSX e PPTX.
Além disso, ele permite que você compartilhe arquivos diretamente com usuários do Microsoft Office, sem precisar exportá-los primeiro.
Apesar da ênfase no Microsoft Office SoftMaker, o FreeOffice 2021 é um pacote de produtividade capaz por si só.
Embora continue a faltar um pouco em sua compatibilidade para formatos OpenDocument (algo que o Microsoft Office está fazendo agora), é uma alternativa atraente para usuários de Linux que procuram um pacote de escritório moderno e robusto.
Uma variedade de opções de IU (incluindo Faixa de Opções e menus clássicos baseados em texto) estão disponíveis, assim como um modo pseudo-escuro. Essa flexibilidade visual combinada com seu conjunto de recursos o torna uma escolha atraente.
Em resumo, se você está procurando uma alternativa competente, capaz e barata (é grátis) ao Microsoft Office para qualquer sistema operacional de desktop, vale a pena conferir o FreeOffice.
Agora, foi lançado o SoftMaker FreeOffice 2021.
Tal como acontece com as versões anteriores desta alternativa gratuita (mas não de código aberto) ao Microsoft Office, o pacote completo de aplicativos está disponível no Windows, macOS e Linux sem limitações de recursos ou cobertura irregular.
Novidades do SoftMaker FreeOffice 2021
Embora a SoftMaker diga que esta é uma “versão completamente revisada” que é “perfeitamente compatível com os formatos de arquivo do Microsoft Office”, tanto novos quanto antigos, é difícil saber o que há de novo no FreeOffice 2021 especificamente porque não há log de alterações oficial detalhando as mudanças entre estes e a versão anterior do FreeOffice.
Dito isso, o SoftMaker menciona alguns destaques – apenas não espere a maioria dos recursos do lançamento comercial do SoftMaker Office 2021 do ano passado.
TextMaker 2021 (o análogo do Microsoft Word) agora suporta ‘uso simultâneo de notas de rodapé e notas de fim no mesmo documento’.
O PlanMaker 2021 oferece “tabelas dinâmicas estendidas” e “formatação condicional”, bem como compatibilidade total com Microsoft Excel 2019, 2021 e 365.
Finalmente, Presentations 2021 é descrito como “ainda mais compatível com PowerPoint” do que antes, com novas animações e transições de slides baseadas em OpenGL.
E é basicamente isso.
Para saber mais sobre essa versão do SoftMaker FreeOffice, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Você pode baixar o FreeOffice 2021 gratuitamente no site do FreeOffice. Instaladores para Windows, macOS e Linux (incluindo .deb e .rpm) estão disponíveis.
Usando Manjaro Linux? Você pode instalar o FreeOffice 2021 usando o gerenciador de pacotes pacman (bem como obtê-lo durante a instalação do Manjaro).
E para saber como instalar a versão mais recente do SoftMaker FreeOffice nas principais distribuições Linux, consulte a documentação do software