Lançado na nova versão 1.47 do navegador, o novo recurso Snowflake do Brave ajuda a contornar bloqueios usando Tor.
A versão 1.47 do Brave Browser foi lançada recentemente, adicionando a extensão Snowflake nas configurações do software, permitindo que os usuários transformem seus dispositivos em proxies que ajudam os usuários em países censurados a se conectarem ao Tor.
Snowflake do Brave ajuda a contornar bloqueios usando Tor
O Brave já havia adicionado suporte para Tor Bridges em Private Windows with Tor na versão 1.44, lançada em setembro de 2022, ajudando os usuários a contornar as restrições nos países usando recursos próprios da empresa.
A partir de ontem, os usuários do Brave agora podem participar do esforço voluntário para promover a liberdade de informação em áreas onde governos opressores podem tentar restringi-la.
Pontes Tor
Tor Bridges são retransmissores operados por voluntários para ajudar as pessoas a contornar a censura e os bloqueios do Tor, dando-lhes um ponto de entrada alternativo para a rede Onion.
As pontes não são listadas publicamente para protegê-las dos regimes locais e de seus operadores, que podem tentar bloquear o acesso a elas, tornando-as inúteis.
O Brave permite que os usuários usem Bridges navegando no “Menu de configurações → Privacidade e segurança → Janelas do Tor”. A partir daí, os usuários podem selecionar um Bridge integrado, solicitar um em torproject.org ou inserir um bridge recebido de uma fonte confiável.
Para obter mais informações sobre como usar o Tor Bridges no Brave, confira esta página Web com instruções detalhadas.
O Snowflake é um sistema de conectividade de tráfego de rede ponto a ponto criado pelo Projeto Tor. Ele combina um proxy com o protocolo WebRTC para atribuir automaticamente Tor Bridges efêmeros para aqueles que precisam deles, mantendo sua privacidade e anonimato.
Essencialmente, torna o sistema de desvio de bloqueio muito mais resistente e mais difícil de rastrear ou parar, contando com o poder dos voluntários.
Usuários corajosos podem selecionar Snowflake nas configurações do Tor Bridge ou se voluntariar para ajudar outras pessoas adicionando e ativando a extensão Snowflake. Mudar as configurações para “ligado” executará automaticamente as instalações necessárias no Brave.
Confira o guia analítico do Brave para obter mais detalhes sobre como habilitar o Snowflake em seu navegador.
Você deve executar proxies Snowflake?
Não há riscos conhecidos associados à execução de proxies Snowflake, e o sistema não ameaça expor dados sobre os voluntários. Todos os endereços IP são mantidos privados para acomodar a funcionalidade do sistema.
Os computadores voluntários não atuam apenas como intermediários, conectando-se a sites em nome de outros, mas, em vez disso, retransmitem mensagens criptografadas entre usuários do Snowflake e outros computadores na rede Tor.
As únicas categorias de usuários que não devem se voluntariar na rede Snowflake são aqueles que vivem em países onde o Tor é bloqueado, aqueles que usam computadores no local de trabalho/empresa e aqueles com conectividade limitada à Internet.