Conheça o Snapdragon X Series, os chips da Qualcomm feito para PCs que podem enfrentar os processadores da série M da Apple.
A Qualcomm vem fabricando alguns dos chips baseados em ARM mais poderosos para telefones Android há mais de uma década. Mas e os chips da empresa para laptops? Eles têm estado bastante sem brilho até agora.
Agora a empresa espera mudar as coisas com uma nova linha de chips Snapdragon X Series para PCs com Windows.
Snapdragon X Series, os chips da Qualcomm feito para PCs
Sim. O Snapdragon X Series são os chips da Qualcomm feito para PCs. Eles serão os primeiros chips da Qualcomm que aproveitam a tecnologia desenvolvida pela Nuvia, uma startup de design de chips que a Qualcomm adquiriu há alguns anos.
A Qualcomm ainda não está compartilhando muitos detalhes sobre seus próximos chips – teremos que esperar pelo Snapdragon Summit no final deste mês para saber mais sobre os recursos atuais e, esperançosamente, o desempenho.
Mas a Qualcomm está anunciando a nova marca Snapdragon X para os próximos chips e confirmando que eles usarão núcleos de CPU Oryon personalizados da Qualcomm em vez de designs ARM prontos para uso.
A empresa diz que esses núcleos Oryon trarão “um salto quântico em desempenho e eficiência de energia”, mas ainda não vimos nenhum número real, então não está claro como eles se compararão com o processador da série M da Apple ou o mais recente x86 chips da Intel e AMD.
Quando a Microsoft anunciou pela primeira vez que iria incorporar suporte para chips ARM no Windows, parecia um grande negócio, pois traria a eficiência energética e os recursos sempre conectados que associamos a smartphones e tablets para PCs com Windows.
Mas quando o primeiro Windows em computadores ARM começou a ser comercializado, ficou claro que a primeira geração não cumpriu essa promessa.
Os primeiros chips da Qualcomm para PCs eram basicamente iguais aos processadores dos smartphones da empresa, mas com limites maiores de consumo de energia.
Os sistemas com esses chips não eram tão baratos quanto muitos esperavam. A duração da bateria não foi tão longa, e de modo geral, a maioria das pessoas provavelmente estaria melhor gastando seu dinheiro em um sistema com processador x86, especialmente porque a Intel e a AMD melhoraram a eficiência de seus chips a um ponto que permitiu que laptops e tablets x86 oferecessem uma duração de bateria comparável à que você obteria de um modelo baseado em ARM.
E embora a Qualcomm tenha atualizado sua linha de chips para PC várias vezes em um esforço para trazer melhor desempenho, o Windows em ARM ainda tem sido difícil de vender, com poucos benefícios tangíveis e várias desvantagens – a maior delas é que aplicativos que não foram compilados para rodar nativamente em processadores baseados em ARM tendem a funcionar mais lentamente em PCs Windows com processadores Qualcomm do que em computadores com chips x86.
Enquanto isso, a Apple mostrou que é possível mudar de x86 para ARM, proporcionando melhor desempenho e maior duração da bateria. Os chips da série M da empresa foram projetados internamente e circulam em torno da maior parte da concorrência quando se trata de desempenho por watt.
Então, o que a Qualcomm fez? Comprou uma startup fundada por ex-designers de chips da Apple, Google, ARM, AMD e Broadcom.
Essa equipe tem trabalhado há anos para obter desempenho de classe de desktop para chips baseados em ARM nos últimos anos, e agora a Qualcomm está sugerindo que poderemos ver os frutos desse trabalho em 2024.
Claro, não é como se a Intel, AMD ou Apple estivessem paradas.
Portanto, mesmo que os primeiros chips da série Snapdragon X ofereçam um “salto quântico” no desempenho em relação aos chips da série Snapdragon 8cx da geração anterior, ainda não está claro se eles serão competitivos com outros processadores da geração atual quando chegarem no próximo ano.
Mas pelo menos eles terão um novo nome elegante que tornará mais fácil saber rapidamente se você está olhando para um chip Snapdragon para PC ou um processador móvel Snapdragon.