Segundo sites como AnandTech e NotebookCheck, o futuro Qualcomm Snapdragon X Elite virá em variantes de 23 W e 80 W.
Espera-se que os primeiros PCs equipados com processadores Snapdragon X Elite da Qualcomm cheguem em meados de 2024, com a maioria dos principais fabricantes de PC fazendo parceria com a Qualcomm de uma forma ou de outra.
Embora provavelmente tenhamos que esperar um pouco mais pelas análises do mundo real, a Qualcomm está nos dando uma ideia um pouco melhor do que esperar dos próximos PCs.
Snapdragon X Elite virá em variantes de 23 W e 80 W
A empresa demonstrou desempenho de benchmarking para um grupo seleto de jornalistas, mas os números de benchmark sintéticos não são as únicas coisas que aprendi lendo os relatórios mais recentes de sites como AnandTech e NotebookCheck.
Por exemplo, quando a Qualcomm revelou os chips pela primeira vez, a empresa foi um tanto vaga sobre quanta energia eles consumiriam. A resposta? Depende.
A empresa exibiu recentemente dois exemplos de laptops executando um conjunto de benchmarks para demonstrar que as pontuações divulgadas ao público eram precisas.
Um desses sistemas de demonstração foi um laptop de alto desempenho com tela de 16,5 polegadas e um chip Qualcomm Snapdragon X Elite com TDP de 80 W e suporte para velocidades de até 4,3 GHz em até dois núcleos de CPU ou até 3,8 GHz em todos os 12 núcleos de CPU.
Este laptop mede 16,8 mm de espessura e tem mais espaço para uma bateria grande (87 W) e espaço interno para o chassi para dissipação de calor.
O outro sistema era um notebook menor com tela de 14,5 polegadas, chassi que mede 15 mm de espessura e bateria de 58 Wh. Neste sistema, o processador Snapdragon X Elite foi configurado com TDP de 23 W e velocidades que chegam a 4 GHz para até 2 núcleos de CPU ou 3,4 GHz para 12 núcleos.
Mesmo a versão de 23 W de baixo desempenho oferece forte desempenho em benchmarks sintéticos, mas sem surpresa a versão de 80 W chega mais perto de se igualar aos mais recentes chips Intel e AMD de alto desempenho, como o AMD Ryzen 9 7950X e Intel Core i9-14900K, com o chip da Qualcomm dentro de impressionante distância quando se trata de desempenho de núcleo único no GeekBench 6.2 e Cinebench 2024.
Intel e AMD mantêm uma liderança mais saudável em benchmarks de vários núcleos.
Confira os artigos NotebookCheck e AnandTech para obter mais detalhes, bem como notas de desempenho de GPU integradas.
E tenha em mente que a Intel selecionou quais benchmarks executou, ou não. Portanto, é provável que a empresa tenha escolhido os testes que mostrariam seu chip da forma mais positiva possível.
E, como observa a AnandTech, a Qualcomm provavelmente também escolheu quando revelar essas pontuações com cuidado. O chip Snapdragon X Elite parece ser muito competitivo com alguns dos melhores processadores Intel, AMD e Apple disponíveis atualmente.
Mas não será lançado agora, será lançado daqui a mais de meio ano, quando terá que competir com chips de última geração dessas empresas.
Mais uma coisa interessante? A maioria dos benchmarks foi executada no Windows. Mas alguns rodavam em Linux, porque a Qualcomm estaria planejando oferecer suporte a laptops rodando distribuições GNU/Linux.
Ainda é cedo para o suporte ao Linux, com a AnandTech relatando que “a Qualcomm ainda não tem controle de ventilador funcionando no Linux”, portanto, não está claro quão representativos serão os benchmarks desta semana para o desempenho do próximo ano.
Apesar disso, eu já havia imaginava que esse processador suportaria o sistema do pinguim, afinal, o Linux é um dos únicos sistemas (se não for o único) a suportar a grande maioria das arquitetura atuais e antigas, o que inclui a ARM.