Apesar do que pode parecer, o Snapdragon 860 não é um novo chip e sim uma atualização do 855+. Entenda porque a Qualcomm fez isso.
A Qualcomm está lançando um novo processador Snapdragon série 800, mas ele não foi projetado para carros-chefe. Em vez disso, o novo processador Snapdragon 860 faz sua estreia no Poco X3 Pro, um smartphone que chega a mercados selecionados esta semana por € 249.
Snapdragon 860 não é um novo chip e sim uma atualização do 855+
É apenas o exemplo mais recente das convenções de nomenclatura do processador de smartphones da Qualcomm que estão ficando mais estranhas e difíceis de rastrear este ano.
Nos últimos anos, tem sido relativamente fácil entender a posição de cada processador Qualcomm Snapdragon.
Os chips da série Snapdragon 800 da empresa eram os mais poderosos, enquanto os chips das séries Snapdragon 700, 600, 400 e 200 foram projetados para dispositivos de gama média a de nível básico.
E na maioria das vezes isso ainda é verdade. Mas estamos começando a ver os chips da série Snapdragon 800 aparecendo em smartphones de médio porte.
Qual é o truque? Esses novos chips são basicamente atualizações modestas para processadores mais antigos.
O chip Snapdragon 860? É basicamente um Snapdragon 855+ ligeiramente atualizado que traz algumas melhorias, como suporte para até 16 GB de RAM (em vez de 12 GB) e suporte para mais recursos de câmera, incluindo fotografia em modo noturno com lentes de câmera ultra-ampla.
Mas, na maior parte, esse chip é igual ao processador Snapdragon 855+ da Qualcomm de dois anos atrás.
No início deste ano, o processador Snapdragon 870 também fez sua estreia como uma versão ligeiramente mais rápida do Snapdragon 865+ do ano passado, com o novo chip sendo lançado no smartphone Edge S de US$ 310 da Motorola.
Em outras palavras, embora estes ainda sejam, teoricamente, chips de classe “carro-chefe”, eles são baseados na tecnologia carro-chefe da geração anterior.
E o mais complicado é que, embora você ainda possa dizer facilmente qual chip Snapdragon é mais rápido olhando seu número de modelo (Snapdragon 888 é mais rápido que Snapdragon 865, por exemplo), você não pode mais facilmente dizer o quão novo é um processador olhando para é o nome (o Snapdragon 860 e o 870 são mais recentes que o Snapdragon 888).
A boa notícia é que isso significa que você obtém o desempenho da geração anterior por uma fração do preço. E como você está adquirindo um chip mais novo, também terá uma vida útil de suporte mais longa do que se os fabricantes de dispositivos usassem chips realmente mais antigos.
E isso poderia ajudar a prevenir situações como a que F(x)tec enfrentou recentemente, quando a inicialização teve problemas para encontrar o processador Snapdragon 835 que planejava usar em seu smartphone e, em vez disso, teve que escolher um novo processador (eventualmente pousando no Snapdragon 662).
Aliás, além de lançar o novo Poco X3 Pro de US $ 300 esta semana, a Poco está lançando um novo Poco F3 que será vendido por cerca de US $ 415 ou mais e que é alimentado por um processador Snapdragon 870.