Snapdragon 8 Gen3 usará frequência mais alta e nova arquitetura

Segundo o blogueiro de tecnologia Weibo @DCS, o Snapdragon 8 Gen3 usará frequência mais alta e nova arquitetura.

Desde que o Snapdragon 8+ Gen 1 foi entregue à TSMC para produção OEM no ano passado, o desempenho e o consumo de energia da plataforma de chips da série Snapdragon 8 voltaram ao caminho certo.

De acordo com o ciclo de P&D do chip, o Snapdragon 8 Gen3 de última geração também está nos estágios intermediário e final de P&D (pesquisa e desenvolvimento).

Alguns dos principais parceiros OEM deveriam ter obtido os primeiros produtos de teste de engenharia para P&D de telefones celulares terminais.

E, de acordo com o popular blogueiro de tecnologia Weibo @DCS, o modelo Snapdragon 8 Gen3 da próxima geração será o SM8650. Este chip usará o design de arquitetura 1+5+2 pela primeira vez. Isso incluirá 1 núcleo super grande, 5 núcleos grandes e 2 núcleos pequenos.

Snapdragon 8 Gen3 usará frequência mais alta e nova arquitetura

Snapdragon 8 Gen3 usará frequência mais alta e nova arquitetura
Snapdragon 8 Gen3 usará frequência mais alta e nova arquitetura

Comparado com a arquitetura 1+4+3 no Qualcomm Snapdragon 8 Gen2, o Snapdragon 8 Gen3 melhora o desempenho. O chip faz isso substituindo um pequeno núcleo por um grande núcleo.

De relatórios anteriores, o núcleo super grande do Snapdragon 8 Gen3 agora é atualizado. Ele passará para um Cortex-X4 mais avançado, com frequência de até 3,7 GHz.

Isso melhora mais uma vez o desempenho máximo do núcleo super grande em comparação com 3,36 GHz do Snapdragon 8 Gen2. A GPU deste chip também será atualizada para Adreno 750.

Com uma frequência principal tão alta, é óbvio que o Snapdragon 8 Gen3 permanecerá com o TSMC. O processo também foi atualizado de N4 para N4P, que é 6% maior que o N4. O N4 foi usado na geração anterior.

Ao mesmo tempo, o N4P reduz a complexidade do processo e melhora o ciclo de produção. Ele faz isso reduzindo o número de camadas de máscara. É melhor que o N4 e mais amigável que o N3 em termos de custo e capacidade de produção.

A nova tecnologia e arquitetura trazem um bônus de saída decente. Considerando isso, é possível que a pontuação de execução do AnTuTu aumente. O Snapdragon 8 Gen3 pode atingir o patamar de 1,5 milhão de pontos.

O SD8 Gen 3 é um sistema em chip móvel de última geração da Qualcomm que, segundo rumores, será lançado no quarto trimestre de 2023.

Espera-se que ele apresente uma configuração de núcleo exclusiva (1 + 5 + 2), consistindo em 1 X4 mega rápido -core com clock de 3,75 GHz, cinco núcleos de desempenho A720 com clock de 3 GHz e dois núcleos de eficiência A520 com clock de 2 GHz.

Espera-se também que o Snapdragon 8 Gen3 use derivados de novos designs de núcleo ARM não anunciados. Acredita-se que a GPU do Snapdragon 8 Gen 3 ofereça desempenho 50% melhor do que seu antecessor.

Snapdragon 8 Gen3 usará frequência mais alta e nova arquitetura
Snapdragon 8 Gen3 usará frequência mais alta e nova arquitetura – Fonte da imagem:root-nation

Espera-se que o Snapdragon 8 Gen 3 tenha muitas atualizações em relação ao Snapdragon 8 Gen 2. Este último está atualmente alimentando os mais recentes telefones Android. Ele tem um aumento de 35% na saída da CPU e um aumento de 40% na eficiência de energia.

Espera-se que a GPU Snapdragon 8 Gen 3 ofereça desempenho 50% melhor que seu antecessor, o Adreno 740, que é usado no Snapdragon 8 Gen 2. Esse chip oferece um aumento de 25% na renderização gráfica. Ele também oferece um aumento de 45% na eficiência de energia para sua GPU.

Os ganhos de desempenho da GPU Snapdragon 8 Gen 3 podem resultar do fato de que a Qualcomm está testando a unidade em frequências muito mais altas.

Espera-se também que use o processo N3 da TSMC, que é considerado extremamente eficiente em termos de energia, o que significa que a Qualcomm poderia facilmente aumentar a meta de energia do SoC para obter mais desempenho dele.

O Snapdragon 8 Gen 2 ainda fica atrás do A16 Bionic da Apple em termos de desempenho de GPU, mas espera-se que o Snapdragon 8 Gen 3 continue no caminho do desempenho de GPU líder da classe

De acordo com um benchmark vazado, afirma-se que o Snapdragon 8 Gen 3 tem melhor desempenho de GPU do que o A16 Bionic da Apple. O Snapdragon 8 Gen 2, que é o antecessor do Snapdragon 8 Gen 3, é mais rápido que o A16 Bionic em termos de velocidade da CPU.

No entanto, o A16 Bionic ainda é considerado como tendo melhor desempenho de GPU do que o Snapdragon 8 Gen 2. Espera-se que o Snapdragon 8 Gen 3 continue no caminho do desempenho de GPU líder da classe.

Em um benchmark Geekbench, o Snapdragon 8 Gen 3 marcou 6.236 pontos em desempenho multi-core e 1.930 pontos em desempenho single-core, o que é melhor que o A16 Bionic.

No entanto, é importante observar que os benchmarks nem sempre se traduzem em desempenho no mundo real. A Apple otimiza seu software para apenas alguns perfis de hardware, então não precisa dos mesmos recursos do Android no Snapdragon.

Snapdragon 8 Gen3 usará frequência mais alta e nova arquitetura
Snapdragon 8 Gen3 usará frequência mais alta e nova arquitetura

A Qualcomm transferiu a fabricação de seus chips para a TSMC da Samsung devido aos baixos rendimentos da Samsung. Na época, o rendimento da Samsung era de apenas 35% no melhor cenário.

O rendimento da TSMC para seu nó de processo de 4 nm foi de 70% ao mesmo tempo. Isso significava que apenas 35% dos chips produzidos pela Samsung Foundry de cada silicon wafer passou pelo controle de qualidade.

Como resultado, a Qualcomm decidiu que a TSMC fabricaria todos os seus chips de 3nm de última geração em vez da Samsung.

No passado, a Qualcomm alternava entre usar TSMC e Samsung Foundry. No entanto, parece que o pêndulo mudou para TSMC. Os chips deste último foram mais eficientes em termos de energia e tiveram rendimentos mais altos

Em fevereiro de 2022, o nó de processo de 4 nm da Samsung tinha uma taxa de rendimento de apenas 35%. No entanto, a taxa de rendimento de 4 nm da Samsung melhorou substancialmente de 35% para quase 60% em meados de 2022.

Por outro lado, a taxa de rendimento atual de 4nm da TSMC é superior a 70%, tornando sua produção maior que a da Samsung. A taxa de rendimento da Samsung para wafers de chip foi de 10% para o Snapdragon 8 Gen 1.

O CEO da Samsung Device Experience, JH Han, e o CEO da divisão Devices Solutions, Kyehyun Kyung, admitiram que a empresa estava enfrentando problemas com taxas de rendimento de fundição de processo abaixo de 5 nm.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.