Após passar muito tempo sendo um gadget para poucos (kit de desenvolvimento), agora, o smartwatch PineTime para não desenvolvedores já está disponível.
O PineTime é um smartwatch barato projetado para executar software de código aberto e servir como um companheiro de vestir para smartphones Linux (como o PinePhone), entre outras coisas.
Apresentados pela primeira vez há alguns anos, os kits de desenvolvimento da PineTime começaram a ser enviados em 2020 e os programadores começaram a escrever software para a plataforma.
Agora, a Pine64 está recebendo pedidos de uma versão do smartwatch PineTime voltada para usuários mais casuais. Ele está disponível na Pine64 Store por US$ 27.
Smartwatch PineTime para não desenvolvedores já está disponível
Ao contrário do kit de desenvolvimento, a nova versão do relógio tem uma caixa selada que não foi projetada para ser aberta.
Isso significa que você não tem acesso à interface de depuração de baixo nível, mas também significa que o relógio deve ser um pouco mais resistente, sem necessidade de montagem.
O PineTime tem uma tela de toque capacitiva de 1,3 polegadas (3,3 centímetros), 240 x 240 pixels e é alimentado por um processador Nordic Semiconductor nRF52832 e uma CPU ARM Cortex-M4F de 64 MHz.
Além disso, ele tem uma bateria de 170-180 mAh e uma quantidade muito limitada de memória e armazenamento no dispositivo.
Mas ele tem os recursos que você esperaria de um wearable básico, incluindo suporte para Bluetooth 5, um motor de vibração, acelerômetro e até mesmo um sensor de frequência cardíaca.
Pine64 diz que as novas unidades serão enviadas com firmware InfiniTime 1.2 pré-instalado.
Desde a última vez que escrevi sobre o InfiniTime, o software foi atualizado para suportar uma pequena mudança de hardware (o novo PineTime tem um acelerômetro diferente das unidades mais antigas), adiciona um aplicativo de metrônomo e apresenta um aplicativo de cronômetro atualizado com uma interface de usuário mais limpa.
Prefere tentar um sistema operacional smartwatch diferente? O relógio também oferece suporte a firmware alternativo, incluindo o Wasp OS baseado em MicroPython, e há um novo sistema operacional em andamento chamado Malila a caminho.
Observe que, embora a edição PineTime SmartWatch (Sealed) seja um pouco mais pronta para o consumidor do que os kits de desenvolvimento, você ainda pode comprar a versão dev, se preferir – o Pine64 está vendendo atualmente um pacote de 2 por US$ 50.
A empresa também observa que, independentemente da versão que você obtenha, o Pine64 não é responsável se você quebrar algo enquanto tenta fazer o flash de firmware alternativo, afinal, esses dispositivos são feitos para serem hackeados, mas também são feitos para serem baratos.