Segundo um anuncio da OSOM, o aguardado Smartphone OSOM OV1 será lançado no segundo trimestre de 2022. Confira os detalhes desse aparelho.
No ano passado, uma startup chamada OSOM anunciou planos para desenvolver um novo hardware com ênfase na privacidade.
Fundado por um grupo de pessoas que já haviam trabalhado na agora extinta Essential Products, todos os sinais apontavam para aquele hardware, incluindo um novo smartphone.
Agora a empresa confirmou que um de seus primeiros produtos será um smartphone chamado OSOM OV1, com lançamento previsto para o próximo verão americano (entre junho e agosto).
Smartphone OSOM OV1 será lançado no segundo trimestre de 2022
Embora não haja muitos detalhes sobre o hardware do telefone ainda, fica claro por um pequeno vídeo teaser que o telefone tem duas câmeras traseiras, um flash LED e um sensor de impressão digital na parte de trás do telefone.
Em uma entrevista ao Android Police, o CEO da OSOM, Jason Keats, também mencionou que o telefone terá um processador Qualcomm não especificado e que mais detalhes serão anunciados durante o evento anual Mobile World Congress em fevereiro de 2022.
Keats também observa que o telefone irá rodar software Android quase disponível com algumas pequenas personalizações.
O objetivo é fornecer proteções de privacidade adicionais além daquelas já incorporadas ao sistema operacional móvel do Google, mas não está claro se isso significará perder uma das coisas que fizeram o primeiro e único smartphone da Essential se destacar da multidão: atualizações de software oportunas.
O Essential PH-1 foi lançado em 2017 e rapidamente ganhou uma reputação por oferecer design de alta qualidade e bom desempenho a um preço acessível (uma possível marca contra o telefone era sua câmera, que não era particularmente boa, mesmo em 2017 padrões).
Mas a maior força do telefone pode ter sido o suporte de software – o Essential frequentemente lançou o sistema operacional Android e as atualizações de segurança no mesmo dia que o Google os disponibilizou.
Às vezes, os smartphones Essential PH-1 até recebiam atualizações antes de começarem a ser implementados nos próprios dispositivos Pixel do Google.
Mas, como aponta o Android Police, mesmo que a OSOM consiga produzir hardware e software que oferecem uma experiência verdadeiramente única, isso pode não ser suficiente para a empresa ter sucesso no espaço lotado de smartphones.
A empresa arrecadou cerca de US$ 20 milhões em financiamento, bem menos do que os US $ 300 milhões que a Essential Products havia arrecadado na época em que lançou seu primeiro telefone. E o Essential durou apenas alguns anos.
A OSOM parece ter um objetivo baixo – Keats diz que a pequena startup não “precisa vender um milhão de unidades para ter sucesso financeiro”, o que significa que um melhor ponto de comparação pode ser startups de nicho como Fairphone ou Pine64, que têm vendas mensuradas na casa dos milhares em vez de milhões, mas que construíram alguma lealdade ao fornecer um hardware verdadeiramente diferente de qualquer outro disponível.
O OSOM deverá estar à venda nos Estados Unidos, Canadá e algumas partes da Europa no verão de 2022.