E o hardware de sala de aula descontinuado Smart Response XE foi transformado em um terminal Linux portátil através de um hacking.
O Smart Response XE é um dispositivo portátil simples que foi projetado para uso em configurações de sala de aula (os professores podem enviar perguntas aos alunos por uma rede sem fio local e, em seguida, coletar as respostas).
Ele foi descontinuado anos atrás, mas hackers de hardware e software estão pegando dispositivos de usuários no eBay e encontrando novos usos para o hardware antigo.
Um projeto interessante? O hacker chmodd775 transformou o Smart Response XE em um terminal Linux portátil, dando ao pequeno dispositivo novos cérebros, mas mantendo o teclado e a tela.
Smart Response XE foi transformado em um terminal Linux portátil
O Smart Response XE é um dispositivo portátil que mede cerca de 4,7″ x 3,6″ x 0,9″ e possui um display LCD preto e branco de 2,6″ x 1,1″, um teclado QWERTY e uma antena integrada projetada para uso com 802.15.4 (Zigbee) redes sem fio.
É um dispositivo bastante básico que normalmente funciona com 4 baterias AAA e que é projetado para uso em sala de aula – o dispositivo se comunica com um receptor conectado ao computador do professor, e a Smart Technologies vendeu o Smart Response XE em pacotes de 24, 32 e 30 embalagens.
Hoje em dia, você pode encontrar unidades usadas no eBay com “clickers” individuais apenas para alunos, vendendo por menos de US$ 20, ou pacotes múltiplos com clickers e receptores vendidos por menos de US$ 200.
O clicker é alimentado por um microcontrolador ATMega128RFA1 compatível com Arduino com uma CPU de 8 bits e RAM e armazenamento muito limitados.
Na verdade, isso não é o suficiente para executar o Linux ou outros sistemas operacionais completos (embora as pessoas tenham descoberto como executar softwares old-shool como o BASIC no Smart Response XE).
Mas chmod775 descobriu que poderia encaixar um pequeno computador de placa única no compartimento da bateria e, em seguida, executar um emulador de terminal VT100 no microcontrolador ATMega para se comunicar com esse computador de placa única (e então encontrar uma bateria pequena o suficiente para caber no restante espaço que poderia fornecer energia para o SBC e para o computador portátil – a solução atual funciona por cerca de 3 horas com carga).
Teoricamente, um Raspberry Pi Zero W ou qualquer outro computador de placa única pequeno o suficiente para caber na área da bateria deve funcionar, mas esse hack em particular foi feito com um NanoPi Neo Air.
Este dispositivo é realmente útil de alguma forma? Isso provavelmente está em debate. Mas é muito legal.
O código-fonte e os esquemas devem estar disponíveis no GitHub em breve para quem quiser tentar fazer seu próprio dispositivo de terminal Smart Response XE Linux. Por enquanto você pode ver o produto acabado em ação em um vídeo (muito) curto.