O desenvolvedor do Slax Linux, Tomas Matejicek, anunciou o lançamento do Slax 9.7. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
O Slax é um live CD minimalista baseado na ramificação “stable” do Debian. Ele inicializa em um desktop simples usando o gerenciador de janelas Fluxbox, que oferece uma pequena coleção de aplicativos, incluindo o navegador da Web Chromium, um editor de texto e uma calculadora.
Antes da versão 9.x, o Slax era um live CD baseado no Slackware com o desktop KDE e uma ampla coleção de softwares pré-instalados para uso diário, juntamente com ferramentas de recuperação úteis para administradores de sistema.
Novidades do Slax 9.7
Slax 9.7.0 é uma atualização de manutenção que torna o Slax ainda menor do que já é, e melhora o suporte para novos dispositivos USB. Esta versão é sincronizada com os repositórios de software upstream do Debian Stable.
Sim. Provavelmente, a maior mudança do Slax 9.7 é que essa pequena distribuição agora está ainda menor, pois o desenvolvedor conseguiu compactar o sistema de arquivos SquashFS usando blocos de 1MB em vez do antigo bloco de 512K, que ainda é suportado por compatibilidade com módulos antigos.
Então, devido a essa pequena alteração, a imagem ISO agora é 10MB menor que as versões anteriores.
Outra mudança interessante implementada no Slax 9.7 é um comando “slax activate” atualizado que agora é capaz de copiar módulos para a RAM do seu computador somente se necessário, o que significa que o Slax não copiará mais todos os módulos ativados, incluindo aqueles baixados da Internet e armazenados no usuário Diretório inicial, para RAM ou para a unidade flash USB quando ligado.
O desenvolvedor Tomas Matejicek explica que:
“O Slax é um sistema operacional modular e suporta a ativação imediata de módulos. A versão anterior do Slax copiou todos os módulos ativados para a RAM ou para o dispositivo USB do qual foi iniciada, mesmo que não fosse realmente necessário. A partir deste lançamento do Slax, a cópia é feita apenas se for necessário.”
Por fim, o lançamento do Slax 9.7.0 introduz a ferramenta usb-modeswitch para melhorar a compatibilidade com drives USB mais novos que contêm drivers proprietários do Windows necessários para fazer com que o flash drive aja como um dispositivo de armazenamento.
Portanto, ao gravar a imagem ISO do Slax em tais unidades USB, você não verá o “usb-storage” padrão ao montar o stick e o gerenciador de arquivos padrão será ativado com a unidade live do Slax.
Também incluído no Slax 9.7 está o pacote pm-utils, que pode ser usado para executar scripts fornecidos pelo usuário no currículo e na suspensão, e o nome do host padrão está agora configurado para “slax” no arquivo /etc/hosts.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse o changelog.
Baixe e experimente o Slax 9.7.0
A imagem ISO do Slax 9.7.0 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
- Mozilla Thunderbird 60.5 já está disponível para download
- Alpine Linux 3.9 lançado com suporte a ARMv7 e muito mais
- Laptop System76 Darter Pro foi atualizado para melhorar a bateria
- Slax 9.7 lançado – Confira as novidades e descubra onde baixar
- Tails 3.12 lançado – Confira as novidades e descubra onde baixar