O criador do Slax, Tomas Matejicek, anunciou hoje o lançamento e a disponibilidade imediata do Slax 9.4, uma atualização incremental que traz um método de instalação de aplicativos mais fácil, além de outros aprimoramentos. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
- Como instalar o Karaoke Mugen no Linux via Flatpak
- Como instalar o Chart Geany no Linux via Flatpak
- Como instalar o Letterpress no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo TuxScape2 no Linux via Flatpak
- Como instalar o controle de volume de apps Mixer no Linux via Flatpak
O Slax é uma distribuição baseada em Debian projetada para ser executada a partir de uma unidade flash USB.
Essa distro é um live CD minimalista de desktop baseado no ramo estável da distro Debian, que é executado no seu computador sem instalar e não faz alterações nele (a menos que você queira isso).
O Slax já inicia em uma área de trabalho simples usando o gerenciador de janelas do Fluxbox, que oferece uma pequena coleção de aplicativos, incluindo o navegador da web Chromium, um editor de texto e uma calculadora.
Antes da série 9.x, o Slax era um live CD baseado em Slackware com a área de trabalho KDE e uma vasta coleção de software pré-instalado para uso diário, junto com ferramentas de recuperação úteis para administradores de sistema.
Agora, o Slax usa o Debian stable como base e, assim, pode oferecer todas as maravilhas do poderoso comando ‘apt’. Por exemplo, se você está sentindo falta de algum software no Slax, use ‘apt install SOFTWARENAME’ para obtê-lo em um instante.
Novidades do Slax 9.4
A mudança mais proeminente no lançamento do Slax 9.4 é um novo método para instalar aplicativos, o que torna fácil para recém-chegados instalarem aplicativos Linux populares, mas somente se o desenvolvedor adicionar um espaço reservado para eles na gaveta de aplicativos da distribuição.
De acordo com o desenvolvedor, o Slax agora mostrará lançadores de aplicativos não instalados, que, quando clicados, buscarão e instalarão o respectivo aplicativo dos repositórios oficiais de software.
Entre outras mudanças interessantes introduzidas pela atual versão do Slax 9.4.0, podemos mencionar a capacidade de desligar e ligar dispositivos Wi-Fi com a ferramenta rfkill, novos atalhos de teclado para alterar ou silenciar o volume, suporte de renderização direta, uma nova bateria monitor chamado cbatticon e associações de arquivos no gerenciador de arquivos.
O primeiro desses instaladores de aplicativos já está disponível para o VLC Media Player e para a carteira de criptomoedas anônima VoteCoin.
Sobre esse item, o desenvolvedor comentou:
“A mudança mais notável é a adição de lançadores para aplicativos não instalados – o aplicativo será baixado e instalado na primeira execução. Sinta-se à vontade para sugerir seus aplicativos preferidos que você gostaria de incluir por padrão. […] Esses aplicativos não estão incluídos no Slax, mas clicar nos ícones fará a instalação automática deles (antes da primeira execução).”
Entre outras mudanças interessantes introduzidas pela atual versão do Slax 9.4.0, vale mencionar a capacidade de desligar e ligar seus dispositivos Wi-Fi com a ferramenta rfkill, novos atalhos de teclado para alterar ou silenciar o volume, suporte de renderização direta, um novo monitor de bateria chamado cbatticon e associações de arquivos no gerenciador de arquivos.
O front-end de código-fonte aberto do Xarchiver para várias ferramentas de arquivamento de linha de comando também foi incluído no Slax 9.4.0, que adiciona várias outras otimizações e aprimoramentos para tornar a experiência no Slax mais agradável.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Conheça melhor a distribuição Slax
Para saber mais sobre a distribuição Slax, clique nesse link.
Baixe e experimente o Slax 9.4
As imagens ISO de 32 e 64 bit do Slax 9.4 já podem ser baixadas acessando a página de download da distribuição.
Aqueles usuários que já possuem o sistema instalado precisam apenas atualizar suas instalações para receber os novos recursos e melhorias.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Java no Ubuntu: veja como instalar o OpenJDK 8
- WSL-DistroLauncher aumentará as opções de distros Linux no Windows
- Lançado Slax 9.4 com método de instalação de aplicativos mais fácil
- Pop!_OS Linux 18.04 terá suporte a GPU Nvidia Titan V