Tomas Matejicek anunciou o lançamento do Slax 12.1 e 15.0.2 com melhorias e correções. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.
Slax é um live CD de desktop minimalista baseado no Slackware Linux. Ele inicializa em uma área de trabalho simples usando o gerenciador de janelas Fluxbox, que oferece uma pequena coleção de aplicativos, incluindo o navegador Chromium, um editor de texto e uma calculadora.
Antes da versão 9.x, o Slax era um live CD baseado no Slackware apresentando a área de trabalho KDE e uma ampla coleção de software pré-instalado para uso diário junto com ferramentas úteis de recuperação para administradores de sistema.
Após lançar a versão 11.x com base Debian, o projeto voltou para base Slackware para a versão 15.0.0.
Agora, o desenvolvedor e criador do Slax, Tomas Matejicek, anunciou o lançamento do Slax 12.1 e 15.0.2, com base no Debian e Slackware, respectivamente.
Novidades do Slax 12.1 e 15.0.2
Sim. Em seu aniversário (feliz aniversário!), o criador e mantenedor do Slax Linux, Tomas Matejicek, anunciou novas versões de sua pequena e portátil distribuição GNU/Linux, trazendo várias melhorias e correções de bugs.
As novas versões do Slax Linux (12.1 para a base Debian e 15.0.2 para a base Slackware) estão aqui para introduzir um gerenciamento aprimorado de sessões ao executar a distro a partir de dispositivos graváveis, permitindo aos usuários manter múltiplas sessões com mais facilidade.
O desenvolvedor explica que cada sessão agora será salva em /slax/changes/ e que você poderá escolher a sua favorita na hora do boot.
Várias opções de inicialização serão apresentadas para iniciar uma nova sessão, retomar uma sessão anterior ou selecionar uma sessão de sua escolha no menu.
Além do gerenciamento aprimorado de sessões, os novos lançamentos do Slax introduzem tamanhos de armazenamento ajustáveis para sessões. Usando o parâmetro de inicialização perchsize=X, agora você pode definir o tamanho máximo para uma sessão.
Tomas Matejicek disse que:
“Por exemplo, definir perchsize=32G definiria o limite de 32 GB para a sessão atual. Dessa forma, você não está mais limitado pelo tamanho máximo padrão. […] Uma vez definido, o Slax lembra o tamanho máximo para aquela sessão, eliminando a necessidade de reconfiguração durante as inicializações subsequentes.”
Também aprimorado nessas versões está o suporte para parâmetros de inicialização especiais, permitindo aos usuários configurar o Slax para carregar dados de um diretório específico em um disco especificado com a opção de inicialização from=/dev/device/path.
Além disso, agora é possível ativar um prompt de inicialização para escolher o dispositivo de onde o Slax deve carregar seus dados com a nova opção de inicialização from=ask.
Para completar, os novos lançamentos do Slax Linux melhoram a inicialização da interface gráfica do usuário do Xorg para resolver possíveis problemas.
Isso foi possível usando a configuração automática integrada do Xorg para criar um arquivo de configuração melhor e fornecer uma configuração mais precisa.
Por fim, um bug importante que estava presente nas versões anteriores do Slax Linux também foi resolvido, o que impedia que os módulos excluíssem arquivos.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Slax 12.1 e 15.0.2
Você pode baixar o Slax 12.1, baseado em Debian, ou o Slax 15.0.2, baseado em Slackware, agora mesmo no site oficial. Ambas as versões estão disponíveis para arquiteturas de 64 ou 32 bits.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux