Tomas Matejicek anunciou o lançamento do Slax 11.2.0 RC1 com base no Debian 11. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Slax é um live CD minimalista baseado na ramificação ‘stable’ do Debian. Ele inicializa em um desktop simples usando o gerenciador de janelas Fluxbox, que oferece uma pequena coleção de aplicativos, incluindo o navegador da Web Chromium, um editor de texto e uma calculadora.
Antes da versão 9.x, o Slax era um live CD baseado no Slackware com a área de trabalho do KDE e uma ampla coleção de software pré-instalado para uso diário junto com ferramentas de recuperação úteis para administradores de sistema.
Agora, Tomáš Matějíček anunciou a disponibilidade do primeiro candidato a lançamento para uma nova versão principal do Slax, o Slax 11.2.0 RC1.
Novidades do Slax 11.2.0 RC1
Slax 11.2.0 RC1 é a primeira compilação do projeto derivada do Debian 11.
Nesta primeira prévia, alguns dos aplicativos não estão mais disponíveis, como Leafpad ou wicd, e o PCManFM foi substituído pelo Tux Commander.
Dito isso, Tomás disse que os usuários podem ficar à vontade para sugerir um pequeno aplicativo GUI simples (baseado em GTK) para configuração de rede.
Infelizmente, esta versão não inclui o navegador Chromium devido ao seu tamanho, mas se você clicar no ícone, ele será instalado automaticamente antes do primeiro uso.
Outro detalhe é que como o Debian também não suporta mais aufs, ele foi substituído por overlayfs no Slax. Esta é uma mudança interna que afeta o uso do comando ‘slax activate’ (não funcionará mais).
Tomás disse que está investigando possibilidades para fazê-lo funcionar novamente, mas até onde ele pôde ver, não há como modificar o sistema de arquivos de sobreposição existente em tempo real, como era possível com o aufs, o que significa que não é mais possível adicionar novos módulos no voe enquanto corre o Slax.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Slax 11.2.0 RC1
Os atuais usuários do sistema podem atualizar suas instalações executando o comando ‘sudo apt-get update & sudo apt-get full-upgrade
‘ em um emulador de terminal.
Para quem quiser fazer uma nova instalação, a imagem ISO do Slax 11.2.0 RC1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux