Slackware Linux 15 RC1 lançado com diversas atualizações

Em preparação para o lançamento final, foi lançado o Slackware Linux 15 RC1. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O lançamento oficial do Slackware Linux por Patrick Volkerding é um sistema operacional Linux avançado, projetado com o duplo objetivo de facilidade de uso e estabilidade como principais prioridades.

Incluindo o software popular mais recente, mantendo um senso de tradição, proporcionando simplicidade e facilidade de uso junto com flexibilidade e poder, o Slackware traz o melhor de todos os mundos para a mesa.

Originalmente desenvolvido por Linus Torvalds em 1991, o sistema operacional Linux semelhante ao UNIX agora se beneficia das contribuições de milhões de usuários e desenvolvedores em todo o mundo.

O Slackware Linux oferece aos usuários novos e experientes um sistema completo, equipado para servir em qualquer capacidade, desde estação de trabalho desktop a servidor da sala de máquinas.

Os servidores da Web, ftp e de e-mail estão prontos para sair da caixa, assim como uma ampla seleção de ambientes de desktop populares.

Uma gama completa de ferramentas de desenvolvimento, editores e bibliotecas atuais está incluída para usuários que desejam desenvolver ou compilar software adicional.

Com o Debian 11 recém-lançado, o próximo lançamento altamente antecipado será, sem dúvida, o do Slackware Linux 15.0, uma grande atualização da distribuição Linux mais antiga do mundo.

Novidades do Slackware Linux 15 RC1

Slackware Linux 15 RC1 lançado com diversas atualizações

Patrick Volkerding acaba de anunciar que o branch “Current” do Slackware, que recebeu uma longa lista de atualizações recentemente, tem “a maioria das coisas congeladas” em preparação para o lançamento final.

“Junto com os suspeitos de sempre, tenho tentado limpar a lista de coisas que precisavam ser feitas para atingir o padrão de excelência exigido do lançamento do Slackware e acho que chegamos bem perto.”

“O GCC foi transferido para a versão 11.2.0 (porque simplesmente não podemos enviar 2 versões atrás), e tudo foi verificado para compilar corretamente ou corrigido para que assim fosse.”

“Não vejo nenhum benefício em outra reconstrução em massa pública, então não vamos fazer uma. De qualquer forma, sem mais delongas, aqui está o candidato a lançamento do Slackware 15.0.”

“Considere a maioria das coisas congeladas e o foco agora são quaisquer bugs bloqueadores restantes.”

“Muito provavelmente, faremos o próximo lançamento de correção de bug do Plasma, mas logo é hora de sair dessa esteira.”

Embora o Slackware seja uma das distribuições Linux mais antigas ainda mantidas por aí, ele não costuma ver novas atualizações e não tem quase a força de trabalho de alternativas mais modernas.

Por conta disso, já se passou quase uma década desde o Slackware 14, mas o Slackware 15 está prestes a ser lançado.

Em fevereiro marcou o lançamento do Slackware 15.0 Alpha e, em seguida, em abril foi o Slackware 15.0 Beta. Agora em agosto é o primeiro candidato a lançamento do Slackware 15.0, enquanto o lançamento estável não deve estar muito longe.

Dito isso, o Slackware 15.0 RC1 passou a usar o compilador de sistema GCC 11.2 junto com uma série de outros pacotes atualizados.

O Slackware 15.0 RC1 deve estar próximo da forma em que será lançado para estável, mas há esperanças de obter o próximo lançamento pontual de correção de bug do Plasma do KDE antes do lançamento.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse o changelog.

Baixe e experimente o Slackware Linux 15 RC1

Como sempre, o Slackware não fornece nenhuma imagem oficial de teste, mas os usuários interessados ​​em instalar e testar a distribuição podem baixar o DVD ou mini CD de instalação não oficial de Eric Hameleers (construído a partir da árvore “Current” (Atual) do Slackware e atualizado diariamente):
slackware64-current-install-dvd.iso
Uma imagem de CD de mini-instalação também está disponível para a arquitetura i386.
slackware64-current-mini-install.iso

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile