Barry Kauler anunciou o lançamento da distribuição Slacko Puppy Linux 7. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Puppy Linux é uma distribuição oferece aos usuários um Live CD instalável, que se esforça para ser fácil de usar. Ela é extraordinariamente pequena, mas muito completa e possui uma surpreendente gama de aplicações poderosas, além de ser muito rápida.
O sistema foi desenvolvido para ser seguro, fácil de usar e completamente customizável. O live-CD dessa distro traz um conjunto completo de aplicações gráficas, e como é muito pequena, Puppy Linux geralmente carrega completamente na RAM, o que explica a sua incrível velocidade.
Puppy pode ser muito útil para computadores antigos, como um disco de emergência, como uma demonstração do Linux, ou como um sistema operacional de uso geral.
Agora, a distribuição Slacko64 do Puppy Linux 7.0 está agora disponível para download usando pacotes TXZ binários do sistema operacional Slackware 14.2 e compatível com repositórios Slackware e Salix.
Novidades do Slacko Puppy Linux 7
Projetada para inicializar em qualquer computador x86, a distribuição Puppy Linux 7.0 baseada em Slackware chega cerca de três anos e meio após a versão anterior com suporte para inicialização em computadores UEFI de 64 bits e 32 bits.
Além disso, esta versão apresenta suporte experimental para ferramentas UEFI como efivar, efivarfs, mokutil e sbsigntoo, bem como suporte para o instalador FrugalPup do Puppy Linux para instalar a distribuição em computadores UEFI e BIOS de 64 ou 32 bits em qualquer unidade de disco local, dispositivos USB ou SD/MMC.
Outros novos recursos do Puppy Linux 7.0 Slacko64 incluem a capacidade de inicializar arquivos ISO a partir da unidade de disco local ou um dispositivo USB externo, a capacidade de inicializar a partir de unidades eMMC e cartões SD, unidade A totalmente compatível e intercambiável e suporte a unidade Y, e a capacidade de alterar os kernels com mais facilidade.
O ambiente gráfico padrão do Puppy Linux sempre foi JWM (Joe’s Window Manager) para fornecer à comunidade uma distribuição Linux muito leve que eles podem usar como seu driver diário em computadores desktop e laptop.
A nova versão atualiza o gerenciador de janelas JWM para a versão 2.3.6 e adiciona uma série de melhorias, como ícones aprimorados em todo o sistema, instaladores para os navegadores Google Chrome, Opera, Brave e Vivaldi, bem como Mozilla Firefox ESR atualizado navegadores.
A estrutura de multimídia de código aberto FFmpeg foi introduzida também no Puppy Linux 7.0 Slacko64 para oferecer suporte imediato para programas multimídia como MPlayer e pMusic, junto com Samba para tornar mais fácil o compartilhamento de arquivos entre PCs com Windows e Linux, e O Evince do GNOME agora é usado como visualizador de PDF padrão.
Sob o capô, a distribuição é alimentada pelo kernel Linux 4.19.164 LTS e inclui todas as últimas correções de bugs e atualizações de pacote dos repositórios de 64 bits do Slackware 14.2.
Para melhor suporte de hardware, os usuários poderão instalar diferentes kernels dos repositórios após instalar a distro em seus computadores pessoais.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Slacko Puppy Linux 7
A imagem ISO do Slacko Puppy Linux 7 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks