Slackel 7.7 MATE lançado com o desktop MATE 1.26.1

Dimitris Tzemos anunciou o lançamento da mais recente versão do seu sistema, o Slackel 7.7 MATE. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

O Slackel é uma distribuição Linux e live CD baseado no Slackware Linux e no Salix OS. É totalmente compatível com ambos.

Ele usa a versão atual do Slackware e a versão mais recente da área de trabalho do KDE. As imagens do disco Slackel são oferecidas em duas formas diferentes – instalação e live.

Agora, foi anunciado o lançamento da edição Slackel 7.7 MATE.

Novidades do Slackel 7.7 MATE

Slackel 7.7 MATE lançado com o desktop MATE 1.26.1
Sim. Dimitris Tzemos anunciou o lançamento da edição Slackel 7.7 MATE, uma distribuição Linux baseada em Slackware e Salix com o desktop MATE 1.26.1 e vários utilitários gráficos desenvolvidos pelo projeto Slackel.

O Slackel 7.7 MATE inclui o kernel Linux 6.6.11, MATE 1.26.2 e as atualizações mais recentes da árvore ‘Atual’ do Slackware. Também inclui salixtools emprestados do Salix.

Esta versão está disponível para sistemas de 32 e 64 bits. O iso de 64 bits também oferece suporte a sistemas UEFI/EFI.

Esta versão inclui Mozilla Firefox 121.0.1, Mozilla Thunderbird 115.6.1, LibreOffice 7.6.2, GIMP 2.10.36, SMTube 21.10.0, SMPlayer 23.12.0, mpv 0.34.1, MPlayer 20221009, Exaile 4.1.1, Brasero 3.12.2, isomaster 1.3.13, Pidgin 2.14.12, Transmission 2.94;

Para completar, o Slackel 7.7 MATE inclui Flatpak para que o usuário tenha acesso a dezenas de aplicativos para instalar.

As ferramentas GUI desenvolvidas internamente também incluem: instonusb para criar um stick USB Slackel ativo com arquivo de criptografia persistente; multibootusb para criar um USB ativo, incluindo edições ao vivo de 32 e 64 bits do Slackel; SLI (Slackel Live Installer) para instalar o Slackel em um SSD USB interno ou externo ou pendrive.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Slackel 7.7 MATE

A imagem ISO do Slackel 7.7 MATE já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.