Graças a sua mais recente atualização (a versão 4.38.115), o aplicativo Slack corrigiu o compartilhamento de tela no Wayland.
Eu não sou um usuário do Slack, e embora tenha ouvido dizer que essa popular plataforma de bate-papo funciona melhor em um navegador baseado em Chromium atualmente (alguns recursos não funcionam no Mozilla Firefox, sob), o aplicativo de desktop Slack para Linux ainda tem suas conveniências.
Mas nos últimos 12 meses, vi algumas pessoas que usam o Slack no Ubuntu irritadas com sua tela não confiável (e por um tempo indisponível). -partilha de capacidades.
Esses problemas foram reconhecidos pelo Slack em seu fórum de suporte da comunidade, e um representante da comunidade explicou que a empresa teve que desativar temporariamente os recursos de compartilhamento de tela no cliente Slack Desktop para Linux (DEB, RPM e snap builds) enquanto resolvia os problemas.
Bem, boas notícias: o Slack lançou recentemente uma atualização – figurativamente (em um novo comentário em um tópico de reclamação no fórum de suporte) e literalmente (na forma de uma versão atualizada).
Então, se você usa o Slack no Ubuntu e está frustrado porque o compartilhamento de tela no Wayland mostrava apenas uma tela preta (ou travava totalmente o aplicativo), você ficará satisfeito em saber que esses problemas foram corrigidos.
Slack corrigiu o compartilhamento de tela no Wayland
Sim. O aplicativo Slack corrigiu o compartilhamento de tela no Wayland. O Slack 4.38.115 começou a ser implementado há algumas semanas.
Essa atualização reativa os recursos WebRTC PipeWire necessários que suportam o compartilhamento de tela no Wayland. A atualização também resolve dois bugs que causavam o travamento do aplicativo em compilações anteriores quando esse recurso era ativado.
O repositório do Slack diz que “o compartilhamento de janelas agora deve funcionar como esperado no Slack 4.38.115 e superior (sem tela preta)” – mas a ênfase está em “deveria”, pois eles dizem “os engenheiros ainda estão vendo problemas intermitentes com algumas máquinas onde o compartilhamento [… ] ainda aparece como uma tela preta”.
Embora os engenheiros do Slack colaborem com desenvolvedores upstream do Chromium para corrigir as causas extremas, os recursos de compartilhamento de tela foram (re)ativados para todos.
Se é algo que você está esperando/precisando usar, atualize para a versão mais recente, experimente.
No meu Ubuntu (com Wayland), o compartilhamento de tela de configuração funciona na versão mais recente.
Minha tela inteira ‘compartilha’ corretamente, sem abismo negro. Percebo que na primeira vez que escolho qual tela compartilhar na caixa de diálogo, ela será compartilhada apenas por um segundo e depois parará.
Na segunda vez que o seleciono, ele transmite bem:
As notas de lançamento do cliente Linux Slack Desktop são vagas ao ponto da indiferença. Não há detalhes sobre correções, problemas conhecidos ou adições específicas da plataforma, apenas piadas generalizadas como “as coisas foram consertadas e o aplicativo ficou sutilmente melhor”.
Escrever logs de alterações sobre alterações de baixo nível é entediante. Entendi. E é verdade que a maior parte do que seria mencionado seria de natureza técnica, portanto, dificilmente seria de interesse direto.
Mas eu teria pensado que uma solução bastante agradável para um recurso crítico como o compartilhamento de tela poderia pelo menos merecer uma menção de destaque, especialmente porque muitos usuários do Linux reclamaram da instabilidade do Wayland nos últimos 12 meses.