Os pesquisadores da Kaspersky descobriram que vários Sites falsos de streaming de Star Wars: The Rise of Skywalker roubam os cartões de crédito dos fãs. Veja como se proteger.
O novo filme da franquia Star Wars foi lançado, e junto com ele e o sucesso que terá, também vieram novas ameaças aos dados (e ao dinheiro) dos internautas.
Os invasores estão explorando ativamente o hype em torno do novo filme Star Wars: The Rise of Skywalker (Guerra nas Estrelas: A Ascensão do Skywalker) como isca projetada para atrair vítimas em potencial em sites falsos de streaming e roubar seus dados de cartão de crédito.
Sites falsos de streaming de Star Wars roubam os cartões de crédito dos fãs
Dado que o filme foi lançado, os phishers têm o chamariz perfeito para atrair fãs que gostariam de ver de antemão o novo filme de Star Wars.
Filmes altamente populares são frequentemente usados como iscas em ataques de engenharia social que chamariam a atenção dos fãs com a promessa de uma prévia antecipada em sites de streaming fraudulentos ou com a ajuda de arquivos maliciosos camuflados como cópias de filmes de lançamento antecipado.
Segundo, um comunicado à imprensa publicado hoje:
“Os pesquisadores da Kaspersky encontraram mais de 30 sites fraudulentos e perfis de mídia social disfarçados de contas oficiais de filmes (o número real desses sites pode ser muito maior) que supostamente distribuem cópias gratuitas do último filme da franquia. Esses sites coletam dados de cartão de crédito de usuários incautos, sob o pretexto de registro necessário no portal.”
- Como instalar o poderoso utilitário de rede Nmap no Linux
- Como instalar o módulo de segurança do Banco Itaú no Linux
- Como instalar o app de backup Kopia no Linux via AppImage
- Como instalar o exchange Bisq no Linux via Flatpak
A equipe de pesquisa da Kaspersky também encontrou 65 arquivos maliciosos camuflados como cópias do filme Star Wars: The Rise of Skywalker, bem como vários perfis no Twitter e outras plataformas de mídia social disfarçados de contas oficiais que distribuem cópias gratuitas do filme e promovem o sites de streaming maliciosos.
Na verdade, em vez de obter uma cópia pirata gratuita da nova parcela de Star Wars, as vítimas infectavam seus computadores com malware.
Sobre isso, a Kaspersky disse o seguinte:
“Juntamente com arquivos maliciosos compartilhados em torrents, isso traz resultados para os criminosos. Até agora, 83 usuários já foram afetados por 65 arquivos maliciosos disfarçados de cópias do próximo filme.”
Os pesquisadores também descobriram que o hype em torno dessa franquia de filmes alimentou esses ataques ao longo de 2019, com 285.103 tentativas de infectar 37.772 usuários que procuram assistir a filmes de Star Wars sendo detectados pela Kaspersky este ano, representando um aumento de 10% em relação ao ano passado.
No geral, o número de arquivos maliciosos exclusivos usados pelos atacantes para atingir os fãs de Star Wars atingiu 11.499 em 2019, representando uma queda de 30% em relação a 2018.
A Kaspersky recomenda que os fãs de filmes e programas de TV sigam as seguintes diretrizes para evitar serem infectados por malware ou roubados os dados de seu cartão de crédito:
- Preste atenção às datas oficiais de lançamento do filme nos cinemas, nos serviços de streaming, TV, DVD ou outras fontes
- Não clique em links suspeitos, como os que prometem uma visualização antecipada de um novo filme
- Veja a extensão do arquivo baixado. Mesmo que você queira baixar um arquivo de vídeo de uma fonte que considere confiável e legítima, o arquivo deve ter uma extensão .avi, .mkv ou .mp4, entre outros formatos de vídeo, definitivamente não é .exe
- Verifique a autenticidade do site. Não visite sites que permitem assistir a um filme até ter certeza de que eles são legítimos e começar com ‘https’. Confirme se o site é genuíno, verifique duas vezes o formato do URL ou a ortografia do nome da empresa, lendo comentários e verificar os dados de registro dos domínios antes de iniciar os downloads
- Use uma solução anti-malware confiável
Tatiana Sidorina, pesquisadora de segurança da Kaspersky, afirma que:
“É típico que fraudadores e cibercriminosos tentem capitalizar sobre tópicos populares, e ‘Star Wars’ é um bom exemplo desse tema este mês.”
“À medida que os invasores conseguem exibir sites e conteúdos maliciosos nos resultados da pesquisa, os fãs precisam permanecer cautelosos o tempo todo. Aconselhamos os usuários a não se apaixonar por esses golpes e aproveitar o final da saga na tela grande.”