Segundo uma declaração recente, por causa do uso abusivo de seus usuários, o site de compartilhamento de arquivos Anonfiles foi encerrado.
Anonfiles é um popular site que permite compartilhar arquivos anonimamente, sem que suas atividades sejam registradas.
No entanto, logo se tornou um dos serviços de compartilhamento de arquivos mais populares usados por agentes de ameaças para compartilhar amostras de dados roubados, credenciais roubadas e material protegido por direitos autorais.
Agora, o Anonfiles, foi encerrado após dizer que não pode mais lidar com o abuso esmagador de seus usuários.
Site de compartilhamento de arquivos Anonfiles foi encerrado
Sim. O site de compartilhamento de arquivos Anonfiles foi encerrado. E, cinco dias atrás, os usuários do Anonfiles começaram a relatar que o serviço expirava ao tentar fazer upload de arquivos.
Conforme observado pelo pesquisador de segurança cibernética g0njxa, os operadores do Anonfiles agora encerraram o serviço, afirmando que seu provedor de proxy recentemente os desligou e que eles não podem mais lidar com a enorme quantidade de material abusivo carregado no site.
A declaração exibida no site Anonfiles é reproduzida na íntegra abaixo:
“Depois de tentar incansavelmente por dois anos executar um site de compartilhamento de arquivos com o anonimato do usuário, estamos cansados de lidar com o volume extremo de pessoas abusando dele e com as dores de cabeça que isso criou para nós.
Talvez seja difícil de entender, mas depois de dezenas de milhões de uploads e muitos petabytes depois, todo o trabalho de lidar com o abuso foi automatizado por todos os canais disponíveis para ser o mais rápido possível.
Nós banimos automaticamente o conteúdo de centenas de milhares de arquivos.
Nomes de arquivos banidos e também padrões de uso específicos conectados a material abusivo a ponto de não nos importarmos se excluíssemos acidentalmente milhares de falsos positivos nesse processo.
Mesmo depois de tudo isso, o alto volume de abuso não vai parar.
Este não é o tipo de trabalho que imaginamos ao adquiri-lo e recentemente nosso provedor de proxy nos desligou.Isso não pode continuar.
Domínio 4venda.
domí[email protected]”
Embora o Anonfiles fosse um site de compartilhamento de arquivos útil para muitos, outros usuários relataram [1 , 2 , 3 ] que o site usava anunciantes obscuros que geralmente redirecionavam malware, golpes de suporte técnico e extensões de navegador Google Chrome e Firefox indesejadas.
Por exemplo, ao tentar baixar um arquivo do Anonfiles, os usuários disseram que você frequentemente seria redirecionado para um site que baixou um arquivo ISO usando o mesmo nome do arquivo que você pensou estar baixando.
No entanto, esses arquivos ISO continham vários malwares, incluindo malware para roubo de informações, trojans de acesso remoto e clickers de anúncios.
Em 2021, o pesquisador do CronUp, Germán Fernández, alertou que o malvertising Anonfiles estava promovendo o malware RedLine Stealer, um notório malware de roubo de informações que rouba suas credenciais e carteiras de criptomoedas.
Outras campanhas de malvertising vistas por Fernández e Malwarebytes no Anonfiles promoveram extensões de sequestro de pesquisa, botnet Amadey, ladrão Vidar e até ransomware STOP.
Os operadores do Anonfiles agora estão procurando alguém para comprar seu domínio, provavelmente para lançar seu próprio serviço de compartilhamento de arquivos.
No entanto, nesse ínterim, o desligamento fará com que muitos arquivos usados por pesquisadores de segurança cibernética e agentes de ameaças não estejam mais disponíveis.