A equipe do KDE Neon anunciou que os sistemas KDE Neon baseados no Ubuntu 16.04 LTS atingiram o fim da vida. Entenda melhor o assunto e veja como atualizar.
- Kubuntu ou KDE Neon? Qual a melhor opção para usar? Confira!
- NixOS – uma distribuição independente (e diferente) com KDE
- Como instalar cliente de Matrix NeoChat no Linux via Flatpak
O KDE neon é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu e um DVD live, com o mais recente desktop KDE Plasma e outros softwares da comunidade KDE.
Além da imagem de DVD instalável, o projeto fornece um repositório de software em rápida evolução com o mais recente software do KDE.
Duas edições do produto estão disponíveis: uma edição ‘User’, projetada para aqueles interessados em conferir o software mais recente do KDE à medida que ele é lançado, e uma edição ‘Developer’, criada como uma plataforma para testar aplicativos KDE de ponta.
Sistemas KDE Neon baseados no Ubuntu 16.04 LTS atingiram o fim da vida
Com o rebase do KDE neon no Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) em setembro de 2018, a equipe de desenvolvimento decidiu que é hora de colocar a série antiga baseada no Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) para descansar de uma vez por todas como a maioria dos usuários já conseguiu atualizar seus sistemas para a nova série do KDE néon, baseada na versão mais recente do Ubuntu LTS da Canonical.
Sobre isso, os desenvolvedores disseram o seguinte:
“O KDE neon foi rebaixado para o Ubuntu 18.04 no ano passado e os upgrades foram suavizados. Nós removemos o xenial/16.04 build de nossas máquinas (elas só funcionam o tempo todo porque demoraram um pouco para mover as configurações do Snap longe deles) e o repositório apt irá remover em breve.”
Como atualizar seus sistemas de KDE Neon agora para rebase Bionic
Ao contrário do Ubuntu, a distribuição KDE Neon segue um modo de lançamento onde o usuário instala o sistema operacional uma vez e recebe atualizações para sempre, até que algo dá errado e é necessária uma reinstalação, para a qual novos instantâneos KDE Neon são atualizados e baixados.
Portanto, se você ainda estiver executando um sistema KDE Neon, baseado na série do sistema operacional Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), você deve atualizá-lo para uma versão mais nova, baseada no Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).
Antes, certifique-se de aplicar todas as atualizações do sistema usando o gerenciador de pacotes do Plasma Discover.
Em seguida, efetue logout e login novamente, e você deverá ver imediatamente uma notificação de uma nova versão do KDE Neon.
Clique no botão “Atualizar” na notificação para iniciar o processo de atualização, o que levará algum tempo para baixar e instalar todos os pacotes necessários.
Quando o processo de atualização estiver concluído, você precisará reinicializar seu computador. É isso aí, agora você está executando o mais recente sistema operacional do KDE Neon baseado no Ubuntu 18.04 LTS.
Para mais detalhes sobre como atualizar seu sistema de KDE Neon, confira este tutorial criado pela equipe de neon do KDE.
O que está sendo falado no blog
- Google rejeitou 55% mais aplicativos Android em 2018
- Agora você pode converter instaladores comerciais de jogos em aplicativos Flatpak
- Usuários do Chakra GNU/Linux já podem instalar o KDE Plasma 5.15
- Sistemas KDE Neon baseados no Ubuntu 16.04 LTS atingiram o fim da vida
- Ubuntu 18.04.2 LTS lançado com o Kernel 4.18 e outras atualizações