Sistema de arquivos Linux agora é acessível no Windows WSL 2

Sistema de arquivos Linux agora é acessível no Windows WSL 2, a partir da versão mais recente do Windows Insider Preview Build 20211.

Há alguns meses, o Windows 10 Insider Preview Build 19603 adicionou suporte para “integração de arquivos Linux” completa no aplicativo File Explorer, que permite acessar os arquivos relacionados às distros Linux que você instalou no subsistema Windows para Linux 2 (WSL2).

Ao contrário da integração de arquivos do Linux, a Microsoft agora introduziu outro novo recurso que permite montar e acessar discos físicos formatados no sistema de arquivos Linux como EXT4 no WSL 2.

Sistema de arquivos Linux agora é acessível no Windows WSL 2

Sistema de arquivos Linux agora é acessível no Windows WSL 2

O novo recurso agora está disponível na versão mais recente do Windows Insider Preview Build 20211.

Usando um novo parâmetro wsl –mount, você pode anexar um disco de formato Linux e acessar seu conteúdo, que está disponível em WSL 2. Aqui, WSL 2 monta o dispositivo como sistema de arquivos ext4 por padrão, que você pode saber que o Windows não suporta nativamente.

No entanto, você também pode especificar outros sistemas de arquivos para montar discos executando o comando:
wsl --mount DiskPath -t FileSystem

Sistema de arquivos Linux agora é acessível no Windows WSL 2

Se você não estiver familiarizado com a linha de comando, também pode acessar os arquivos do Linux no disco do Linux a partir do Windows 10 (dentro do WSL 2) graficamente por meio do aplicativo File Explorer (anteriormente conhecido como Windows Explorer).

Você pode navegar até o caminho \wsl$ e, em seguida, até a pasta de montagem.

O recurso pode parecer interessante, mas também vem com limitações. Por exemplo, a partir de agora, não é possível anexar uma única partição ou montar partições ext4 que estão no mesmo disco físico do sistema operacional Windows.

Isso ocorre porque a nova melhoria é limitada apenas a discos físicos separados. Além disso, você não pode conectar unidades flash USB, embora ela ofereça suporte a discos USB.

Agora, se você deseja começar a montar um sistema de arquivos Linux no WSL 2, primeiro atualize seu Windows para o Build 20211 mais recente e, em seguida, verifique os documentos oficiais.

Sair da versão mobile