Conheça o Silverfox, um tema clássico do Chrome para Firefox ESR, que recria a aparência clássica do Google Chrome de 2012.
Um novo projeto nostálgico de código aberto permite que você volte no tempo na estética do navegador da web. Trata-se do Silverfox, um tema clássico do Chrome para Firefox ESR.
Silverfox, um tema clássico do Chrome para Firefox ESR
Silverfox é um tema personalizado para Mozilla Firefox ESR – uma versão de suporte de longo prazo do famoso navegador – que recria a aparência clássica do Google Chrome de 2012.
Estamos falando de guias trapezoidais, botão de nova guia em paralelogramo, discagem rápida reduzida, barra de download na parte inferior e um menu de hambúrguer personalizado (ícone de chave inglesa opcional) que evoca a eficiência ordenada do antigo Chrome.
“Os navegadores envelhecem, o bom design não”, dizem os criadores deste esforço.
Mas o Silverfox é mais do que uma recriação superficial aproximada.
Os autores tentam ficar o mais próximo possível do original, recriando a discagem rápida OG, o modo de navegação anônima do cara assustador, as barras de informações na janela e as páginas reestilizadas de configurações, sobre, erros e extensões.
Acho que os avatares de perfil originais do Chrome estão incluídos. Esses personagens coloridos apareceram no topo da barra de título (o gato sempre foi meu favorito).
Com um toque de modernidade, o Silverfox permite que você utilize qualquer imagem que desejar naquele local, inclusive um GIF animado.
Também está incluída uma lista de configurações extras acessadas (naturalmente) em uma página de sinalizadores no estilo Chrome:
Essas opções adicionais permitem que você aprimore ainda mais a experiência do Chrome, ativando mais recursos/funções/comportamentos do passado, como mudar para a marca Chromium, optar por controles de janela do Chrome OS e, para usuários do Linux, usar ícones da barra de ferramentas da era da humanidade
Os usuários do Windows não ficam de fora, pois o Silverfox suporta Aero no Windows 7 e efeitos vítreos semelhantes fornecidos por softwares como Glass8 e DWMBlurGlass – obviamente não relevante no Linux, onde temos uma barra de título clássica em cores GTK (mas você pode ativar o fundo azul com um clique).
Experimente você mesmo o Silverfox
Não tenho dúvidas de que muitos de vocês ficarão falando “por quê” neste post, e só posso presumir que vocês fazem o mesmo em qualquer tipo de tema, não apenas naqueles que recriam looks bem conhecidos.
Embora eu nunca argumentasse que alguém deveria se importar (muito menos usar) o próprio Silvefox, eu diria: tenha em mente que é um esforço criativo.
É feito para diversão (a nostalgia é uma vibração), como um desafio (isso pode ser feito) e, em menor grau, como uma forma de voltar, reviver e reavaliar o passado (sem a frustração que vem com tentando executar software antigo em sistemas operacionais modernos).
No fundo, Silverfox é um lindo projeto de renascimento que certamente reacenderá sentimentos calorosos entre aqueles que viveram e respiraram a vida online usando o Google Chrome real por volta de 2012.
Interessado em experimentar?
Silverfox funciona apenas com Mozilla Firefox ESR 115, não com a versão normal do Firefox. Também não funciona com Flatpak ou versões instantâneas do ESR. Eu recomendo usar a versão binária do ESR Linux se você não planeja fazer do ESR seu navegador principal.
Você encontrará todos os detalhes (e muitos GIFs) acompanhando a instalação no site do projeto (spoiler: extraia um zip e mova alguns arquivos).