Em breve, a Signal removerá suporte para mensagens de texto SMS no Android do seu popular aplicativo de mensagens seguras.
Sim. A Signal diz que começará a eliminar gradualmente o suporte a mensagens SMS e MMS de seu aplicativo Android para otimizar a experiência do usuário e priorizar a segurança e a privacidade.
Signal removerá suporte para mensagens de texto SMS no Android
Embora este anúncio possa surpreender aqueles que não sabem que o Signal também pode ser usado para gerenciar esse tipo de mensagem de texto, o aplicativo Signal para Android pode ser configurado como o aplicativo SMS/MMS padrão desde seu início como TextSecure, um aplicativo que usava o Protocolo Axolotl Ratchet.
“Chegamos agora ao ponto em que o suporte a SMS não faz mais sentido. Para permitir uma experiência mais simplificada do Signal, estamos começando a descontinuar o suporte a SMS do aplicativo Android”, disse a empresa em um post publicado recentemente.
“Você terá vários meses para fazer a transição do SMS no Signal, exportar suas mensagens SMS para outro aplicativo e informar às pessoas com quem você fala que elas podem querer mudar para o Signal ou encontrar outro canal, se não.”
A mudança afetará apenas os usuários do Android que configurarem o Signal como seu aplicativo de SMS padrão. O Signal começará a notificá-los para exportar suas mensagens SMS e mudar para um novo aplicativo padrão para gerenciar suas mensagens SMS.
Quando o Signal é usado como o aplicativo unificado de mensagens do Android, os contatos Signal e não Signal são exibidos na lista de contatos, com os Signal marcados com uma letra azul.
Essa mudança foi motivada principalmente por mensagens SMS de texto simples serem inseguras, pois podem ser interceptadas usando vários métodos e permitem que operadoras de celular em todo o mundo acessem os metadados das mensagens.
Além disso, a empresa disse que ter mensagens SMS não criptografadas ao lado de mensagens seguras do Signal na mesma interface pode facilmente levar à confusão, mesmo que cada uma seja marcada como tal.
“São principalmente os EUA e partes da Europa que têm planos de SMS acessíveis/ilimitados. Na maior parte, o sul global está faminto por serviços de sobreposição que possam usar em vez de SMS, precisamente porque o SMS é muito caro nesses lugares”, disse a Signal.
Por último, mas não menos importante, uma terceira razão dada pela Signal para este movimento é que eles podem levar a contas telefônicas caras ao enviar mensagens SMS por engano em vez de mensagens Signal devido a altas taxas em algumas partes do mundo.
“Entendemos que essa mudança será frustrante para aqueles que usam o Signal no Android para enviar mensagens SMS, além de enviar mensagens do Signal. Raramente é bom ter que mudar as maneiras de se comunicar com as pessoas que são importantes para você”, completou a Signal.
“Não fizemos essa escolha de ânimo leve, mas acreditamos que é necessário garantir que o Signal atenda aos mais altos padrões de privacidade para o futuro.”