A SiFive revelou dois novos núcleos de processador com arquitetura RISC-V, e o SiFive Performance P550, o processador RISC-V mais poderoso até hoje.
O RISC-V é um conjunto de instruções baseado em princípios RISC. RISC-V é livre para ser usado para qualquer finalidade, permitindo a qualquer pessoa ou empresa projetar e vender chips e software RISC-V sem precisar pagar royalties.
E agora, a designer de chips SiFive revelou dois novos núcleos de processador com arquitetura RISC-V, incluindo os novos processadores SiFive Performance P270 e SiFive Performance P550.
A empresa afirma que este último é o processador RISC-V de maior desempenho até hoje. É também o primeiro núcleo de processador RISC-V que a Intel planeja incorporar em um próximo chip.
SiFive Performance P550 é o processador RISC-V mais poderoso até hoje
Sim. A SiFive está anunciando o Performance P550 como o processador RISC-V mais rápido, ao mesmo tempo em que também anuncia o Performance P270.
O Performance P550 estará disponível em até quatro configurações principais. SiFive está relatando uma pontuação SPECInt 2006 de 8,65/GHz para o Performance P550 e a empresa acredita firmemente que este é o processador RISC-V mais rápido até agora.
A Intel afirma que usará núcleos de processador SiFive Performance P550 em sua plataforma de processador “Horse Creek” de 7 nm.
Não está claro neste ponto se isso significa que Horse Creek usará apenas núcleos de CPU RISC-V da SiFive ou se eles farão parte de uma solução multi-core que emparelha núcleos RISC-V com núcleos de processador x86 da Intel (ou algo completamente diferente).
Mas ainda é uma jogada interessante, dados os rumores recentes de que a Intel estava interessada em adquirir a SiFive.
De acordo com a SiFive, o núcleo do processador Performance P550 baseia-se na microarquitetura SiFive U84 da empresa e apresenta um “pipeline de treze estágios, problemas triplos e fora de ordem”.
SiFive diz que os chips podem empacotar até quatro núcleos de CPU P550 na mesma quantidade de espaço que um único núcleo de CPU ARM Cortex-A75, oferecendo melhor desempenho por área.
Com um socre SPECInt 2006 de 8,65/GHz, SiFive diz que é o núcleo de processador RISC-V de mais alto desempenho até agora.
O Performance P270 é menos potente, com uma pontuação de 4,6/GHz, mas também é um chip menor e provavelmente mais barato que apresenta uma arquitetura ordenada de 8 estágios e edição dupla.