Pouco depois de apresentar seu processador Performance P550 em junho, a SiFive diz que seu próximo processador RISC-V supera ARM Cortex-A78.
RISC-V é uma arquitetura de conjunto de instruções livre de royalties e código aberto para núcleos de CPU: RISC-V International define as especificações, e designers de semicondutores como SiFive as implementam como designs que podem ser inseridos em chips de sistema para clientes entre outros IP.
E, quando a designer de chips RISC-V SiFive apresentou seu processador Performance P550 em junho, a empresa disse que era o processador de maior desempenho baseado na arquitetura RISC-V até o momento.
Agora, a empresa está prevendo um novo processador que SiFive diz ser 50% mais rápido, permitindo que o novo chip supere um processador ARM Cortex-A78.
With a projected 50% increase in performance, disclosed today at @LinleyGroup #LinleyConf the SiFive Performance next-generation architecture is aiming high! #riscv #sifive #performance pic.twitter.com/tNSpzht7M5
— SiFive (@SiFive) October 21, 2021
SiFive diz que seu próximo processador RISC-V supera ARM Cortex-A78
O anúncio da SiFive é um pouco leve em detalhes no momento, a empresa nem deu um nome ao novo chip ainda. Mas a empresa diz que mais detalhes serão revelados na Cúpula RISC-V em dezembro.
De outra forma, o novo núcleo da CPU do SiFive não tem muita diferença arquitetônica em relação ao P550, disse Prior. O design do núcleo é um caso superescalar fora de ordem de 64 bits que suporta as coisas usuais, como ponto flutuante de dupla precisão.
O chip mantém um design modular ao qual unidades de aceleração adicionais, como processadores de vetor ou GPUs, podem ser conectadas em um sistema no chip.
Os projetos do processador também têm os ganchos nos quais as interfaces para DDR5 RAM e PCI-Express 5.0, que são suportadas pelos chips Intel Alder Lake mais recentes, podem ser adicionadas.
Mas isso vai depender de o cliente querer ou não incluir esses recursos em seus sistemas customizados em chips, disse Prior.
Até agora é isso que sabemos sobre o próximo chip do SiFive:
- Suporta até 16 núcleos de CPU
- Funciona em frequências de até 3,5 GHz
- Possui 16 MB de cache L3, até 2 MB L2 e
SiFive diz que os novos chips são processadores de 64 bits com processamento fora de ordem quádruplo, que podem ser escalados para suportar uma ampla gama de dispositivos, incluindo PCs, servidores ou dispositivos móveis e embarcados.
As versões de alto desempenho provavelmente combinariam um cluster de chips, oferecendo até 128 núcleos de CPU.