Após ter sido substituído pelo Flameshot devido a uma dependência, Shutter está de volta em um repositório oficial, do projeto.
Para quem não sabe nada sobre o Shutter, é uma ferramenta para tirar screenshots que foi substituída pelo Flameshot em alguns sistemas. Não foi renovado a tempo e estava prestes a morrer, mas voltou mais vivo do que nunca.
Sempre que falo em Shutter começo por dizer que usei este programa e que adorei por causa do seu editor. Na verdade, ele serve é para tirar screenshots, mas seu editor nos permite abrir imagens de nosso disco rígido e “marcá-las” a partir dele.
Infelizmente, por questões de segurança (uma dependência que não era mais suportada), sistemas como o Ubuntu da Canonical o removeram de seus repositórios oficiais, o que tornou necessário recorrer a outros para poder instalá-lo no Ubuntu e derivados.
Mais recentemente, uma versão do Shutter apareceu no Snapcraft. O problema é que o pacote Snap está um pouco (bastante) reduzido.
A boa notícia é que tudo está resolvido e que a popular ferramenta, que perdeu fôlego por causa daquele problema, passou a ser disponibilizada em um repositório oficial, mas oficial do projeto.
Shutter está de volta em um repositório oficial, do projeto
As últimas alterações permitiriam que você retornasse aos repositórios canônicos, mas isso é algo que ainda não aconteceu.
As últimas mudanças abriram caminho para que o programa retornasse aos repositórios oficiais do Ubuntu, mas a mesma empresa que desenvolve o sistema operacional é a responsável pelos pacotes Snap.
Como instalar o capturador de telas Shutter no Linux via Snap
Talvez por isso ainda não tenha voltado. O Shutter 0.97 está disponível nos repositórios oficiais do Arch Linux (comunidade), portanto, não há problema com o software.
Para poder instalar o Shutter 0.97 no Ubuntu e derivados, basta abrir um terminal e escrever o seguinte:
sudo add-apt-repository ppa:shutter/ppa
sudo apt update && sudo apt install shutter
Ou seguir as instruções desse tutorial, que já utiliza esse repositório oficial do Shutter:
Como instalar a ferramenta de captura Shutter no Ubuntu