Showtime, o novo e promissor reprodutor de vídeo do GNOME

Conheça Showtime, o novo e promissor reprodutor de vídeo do GNOME. Confira os detalhes desse sucessor do Totem/Vídeos.

Desfrutamos de uma linha cinematográfica de reprodutores de vídeo Linux épicos, com VLC e MPlayer servindo como grandes nomes da lista A – mas prepare a pipoca porque uma nova estrela em potencial está em cena.

O streaming se tornou a forma preferida de assistir conteúdo de vídeo atualmente, mas ainda há lugar para um reprodutor de mídia versátil, fácil de usar e offline, mesmo que apenas para uso pouco frequente, como a visualização de um clipe a ser carregado on-line para outros transmitirem .

O Ubuntu vem com Totem (também conhecido como Vídeos) como reprodutor de vídeo padrão pelo fato de também ser o reprodutor de vídeo padrão do GNOME.

O Totem teve sua última grande atualização em 2022, o que dá a sensação de que não tem manutenção. Além disso, a interface dele ainda usa GTK3 e ainda não foi portada para GTK4 (o que exigirá uma reformulação).

Ao todo, ainda há muito trabalho a ser feito, aparentemente ninguém sentou nos bastidores para dirigi-lo.

Daí a criação de uma sequência independente (se preferir), chamada Showtime.

Showtime, o novo e promissor reprodutor de vídeo do GNOME

Showtime, o novo e promissor reprodutor de vídeo do GNOME
Showtime, o novo e promissor reprodutor de vídeo do GNOME

Showtime usa o framework GStreamer para lidar com a reprodução de vídeo e áudio. Ele faz uso total do GTK4/libadwaita para fornecer uma interface de usuário moderna e envolvente que também se adapta perfeitamente a diferentes tamanhos de tela, incluindo celulares e tablets.

No momento, Showtime faz parte do programa GNOME Incubator.

Na Incubadora, os projetos são aprimorados e refinados em colaboração com contribuidores, designers e líderes de projeto do GNOME para atender a critérios rígidos definidos, como seguir as diretrizes de design do GNOME, integrar-se bem e oferecer uma experiência de usuário de alta qualidade.

Os projetos da incubadora podem se graduar para se tornarem parte do conjunto de software GNOME Core. Se o Showtime for aprovado, ele se juntará a ex-alunos como Loupe (visualizador de imagens) e Snapshot (aplicativo de câmera).

O slogan da Showtime é ‘assistir sem distração’ e faz jus ao nome. Quando você reproduz um vídeo, a janela não tem bordas e os controles do player e da janela ficam sobrepostos na tela. Esses controles desaparecem após alguns segundos para permitir que o conteúdo brilhe.

Se você experimentou o Snapshot, o novo aplicativo de câmera GNOME que substituiu o Cheese nas instalações expandidas do Ubuntu 24.04 LTS, você estará familiarizado com esta abordagem. O mesmo acontecerá com os usuários do player de vídeo GTK4 Clapper.

Na verdade, Showtime faz uso das bibliotecas Clapper 0.6 lançadas no início deste ano.

O Showtime também lembra sua posição entre as sessões para que você possa fechá-lo, reabri-lo e continuar de onde parou.

Ele também tem opções para avançar/retroceder em incrementos de 10 segundos, fazer uma captura de tela, abrir o vídeo em reprodução no gerenciador de arquivos e mostrar legendas.

É provável que mais recursos sejam adicionados ao Showtime nos próximos meses (embora os aplicativos GNOME se concentrem em funcionalidades essenciais, ou seja, não espere suporte UPnP, filtros de vídeo CRT malucos, etc.) e a interface do usuário seja refinada – o que é mostrado acima é um corte bruto.

Como testar o reprodutor de vídeo Showtime

Gostaria de uma exibição antecipada do Showtime antes de sua futura estreia? Você pode, basta ter em mente que é um software de desenvolvimento.

Como um trabalho em andamento, pode conter bugs, problemas de desempenho e outras peculiaridades que afetam a reprodução (e sua diversão).

Você pode obter o código-fonte do Showtime no Gitlab e compilar o aplicativo manualmente. Mas você não precisa fazer esse esforço, pois é fácil instalar aplicativos noturnos do GNOME no Ubuntu usando Flatpak.

Obviamente, você precisa primeiro instalar o Flatpak no Ubuntu, pois ele não está incluído imediatamente. Este é um simples apt install flatpak e pronto, ou usando o tutorial abaixo:
Como instalar o suporte a Flatpak no Linux

Em seguida, execute este comando para adicionar o repositório oficial do GNOME Nightly Flatpak ao seu sistema: –
flatpak remote-add --if-not-exists gnome-nightly https://nightly.gnome.org/gnome-nightly.flatpakrepo

Finalmente, execute este comando para instalar a compilação noturna do Showtime: –
flatpak install gnome-nightly org.gnome.Showtime.Devel

Como os aplicativos GNOME Nightly usam o tempo de execução GNOME Nightly, o primeiro aplicativo que você instalar a partir deste repositório precisará extraí-lo.

A CLI Flatpak é direta sobre quais pacotes adicionais são necessários, seu tamanho de download e assim por diante.

Depois disso, você está pronto; inicie o Showtime no inicializador de aplicativos, abra um arquivo de vídeo e veja se você gosta.

Você notará que o ícone do aplicativo e a barra de título da janela do aplicativo (quando estiver visível) têm faixas no estilo “fita de aviso”. Isso lembra que você está usando uma versão de desenvolvimento, não uma versão estável.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.