E foi lançado o Shotcut 24.08 com novos recursos de edição de legendas, e mais. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.
O Shotcut este é um excelente editor de vídeo, multiplataforma de código aberto, com muitos recursos, incluindo suporte para a TV 4K Ultra HD.
Ele é um editor de vídeo não linear gratuito e multiplataforma, criado usando a estrutura MLT e aproveitando o poder do FFMepg.
Além de tudo isso, o programa pode trabalhar com um grande número de formatos de áudio e vídeo e codec, como AVI, M4A, MXF, VOB, FLV, MP4, M2T, MPG, MOV, OGG, WEBM e outros.
Além disso, ele também suporta muitos formatos de imagem, como BMP, GIF, JPEG, PNG, SVG, TGA, TIFF, bem como seqüências de imagens.
O mais surpreendente é que o programa é fácil de usar e oferece inúmeras funções e recursos para editar e gerenciar seus vídeos com apenas alguns cliques do mouse.
O Shotcut é compatível com os formatos de vídeo, áudio e imagem, pois utiliza o FFmpeg e pode usar complementos com a implementação de efeitos de vídeo e áudio compatíveis com o Frei0r e LADSPA.
Agora, Dan Dennedy lançou o Shotcut 24.08 como a versão estável mais recente, adicionando novos recursos, melhorias e muitas correções de bugs.
Novidades do Shotcut 24.08
Dois meses após seu lançamento anterior, o 24.06, o Shotcut, um software de edição de vídeo gratuito e de código aberto, lançou sua versão mais recente, a 24.08.
Com a nova atualização, o Shotcut apresenta uma maneira mais fácil de lidar com legendas em projetos. Os usuários agora podem acessar um painel de legendas dedicado navegando até “Exibir” > “Legendas”.
Esta adição simplifica o processo de adicionar legendas diretamente à linha do tempo de um projeto, embora seja aconselhável concluir toda a edição da linha do tempo antes de adicionar legendas para evitar problemas de sincronização.
Os usuários podem clicar no botão “Adicionar” para editar legendas, nomear a trilha de legendas e selecionar seu idioma. Depois que uma trilha é criada, ela aparece acima da trilha de vídeo superior na linha do tempo.
Também é possível adicionar várias trilhas de legendas; no entanto, apenas a trilha selecionada será exibida no Painel de legendas e na Linha do tempo.
Além disso, o Shotcut 24.08 agora oferece suporte à importação de legendas em vários formatos, incluindo SRT, VTT, ASS e SSA. Ao importar, as legendas aparecerão na posição atual do cursor, enfatizando a necessidade de posicionamento preciso do cursor antes da importação.
Quanto à exportação, as legendas podem ser salvas como arquivos SRT.
Além disso, ao exportar um projeto, as legendas podem ser incorporadas ao arquivo de vídeo se o formato for compatível, como MKV, MOV e MP4. Os usuários podem desabilitar esse recurso para obter mais controle sobre seus arquivos de saída.
Outro novo recurso nesta atualização é o filtro de vídeo Subtitle Burn In, exclusivo para a trilha Output.
Este filtro permite que os usuários sobreponham legendas diretamente no vídeo, oferecendo uma solução permanente para incorporação de legendas. Isso é particularmente útil para plataformas onde faixas de legendas separadas não são suportadas.
Mas a atualização não é apenas sobre legendas. O Shotcut 24.08 também inclui vários outros aprimoramentos:
- Um novo campo Power (W) no filtro de vídeo GPS Text.
- Funcionalidade de pesquisa aprimorada nas seções Filters e Help.
- Modificações nos filtros Obscure With Blur e Obscure With Mosaic, definindo sua Softness como 0 para maior clareza.
- Além disso, vários bugs foram corrigidos para garantir uma experiência mais suave em diferentes sistemas operacionais e configurações de hardware. Essas correções variam de pequenos problemas gráficos a bugs funcionais significativos no manuseio de áudio e codificação de vídeo.
Para saber mais sobre essa versão do Shotcut, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Shotcut
Para instalar a versão mais recente do Shotcut nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via AppImage
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via Flatpak
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Ubuntu