E foi lançado o Shotcut 24.06 com suporte para Windows no Arm64, e mais. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.
O Shotcut este é um excelente editor de vídeo, multiplataforma de código aberto, com muitos recursos, incluindo suporte para a TV 4K Ultra HD.
Ele é um editor de vídeo não linear gratuito e multiplataforma, criado usando a estrutura MLT e aproveitando o poder do FFMepg.
Além de tudo isso, o programa pode trabalhar com um grande número de formatos de áudio e vídeo e codec, como AVI, M4A, MXF, VOB, FLV, MP4, M2T, MPG, MOV, OGG, WEBM e outros.
Além disso, ele também suporta muitos formatos de imagem, como BMP, GIF, JPEG, PNG, SVG, TGA, TIFF, bem como seqüências de imagens.
O mais surpreendente é que o programa é fácil de usar e oferece inúmeras funções e recursos para editar e gerenciar seus vídeos com apenas alguns cliques do mouse.
O Shotcut é compatível com os formatos de vídeo, áudio e imagem, pois utiliza o FFmpeg e pode usar complementos com a implementação de efeitos de vídeo e áudio compatíveis com o Frei0r e LADSPA.
Agora, Dan Dennedy lançou o Shotcut 24.06 como a versão estável mais recente, adicionando novos recursos, melhorias e muitas correções de bugs.
Novidades do Shotcut 24.06
A atualização mais significativa nesta versão é a adição de uma versão nativa para Windows em sistemas CPU Arm64. Além disso, o Shotcut 24.06 traz vários recursos interessantes para editores de vídeo amadores e profissionais:
- Codificador SVT-AV1 : Um codificador AV1 mais rápido e sem hardware que melhora a eficiência da renderização de vídeo.
- Suporte AVIF : A integração de suporte ao formato de imagem AV1 alinha o Shotcut com a mais recente tecnologia de compressão de imagem.
- Filtro de vídeo Drop Shadow : Um novo filtro utiliza o canal alfa de entrada. É útil para adicionar profundidade aos gráficos, mas requer um posicionamento cuidadoso na ordem das trilhas.
- Filtro de vídeo vibrante : Ao contrário dos ajustes de saturação tradicionais, este filtro aprimora seletivamente as cores menos saturadas, preservando os tons naturais da pele nos vídeos.
- Filtro de áudio Mid-Side Matrix : adaptado para processar áudio de microfones Mid-Side em som estéreo nítido, melhorando a clareza do áudio.
Aprimoramentos adicionais, como ‘Scrub While Dragging’ em Keyframes, colunas personalizáveis no menu Playlist e suporte de proxy para arquivos DJI LRF, simplificam o fluxo de trabalho e o gerenciamento de arquivos.
Mas, é claro, o Shotcut 24.06 não trata apenas de novos recursos; é também uma questão de refinamento:
- Tratamento aprimorado da taxa de quadros : detecção aprimorada de taxas de quadros variáveis nas propriedades do vídeo, visando edição e reprodução mais precisas.
- Correções gerais : De falhas gráficas com efeitos de GPU a bugs operacionais em operações de desfazer e gerenciamento de lista de reprodução, esta atualização aborda vários problemas que melhoram a estabilidade e a usabilidade do software.
- Atualizações de software : atualizações significativas incluem a transição para o Qt versão 6.7 e a atualização de componentes importantes como FFmpeg, OpenCV e VMAF, garantindo que o Shotcut permaneça compatível com as tecnologias mais recentes.
Para saber mais sobre essa versão do Shotcut, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Shotcut
Para instalar a versão mais recente do Shotcut nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via AppImage
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via Flatpak
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Ubuntu