E foi lançado o Shotcut 24.01 com muitos novos recursos, e mais. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.
O Shotcut este é um excelente editor de vídeo, multiplataforma de código aberto, com muitos recursos, incluindo suporte para a TV 4K Ultra HD.
Ele é um editor de vídeo não linear gratuito e multiplataforma, criado usando a estrutura MLT e aproveitando o poder do FFMepg.
Além de tudo isso, o programa pode trabalhar com um grande número de formatos de áudio e vídeo e codec, como AVI, M4A, MXF, VOB, FLV, MP4, M2T, MPG, MOV, OGG, WEBM e outros.
Além disso, ele também suporta muitos formatos de imagem, como BMP, GIF, JPEG, PNG, SVG, TGA, TIFF, bem como seqüências de imagens.
O mais surpreendente é que o programa é fácil de usar e oferece inúmeras funções e recursos para editar e gerenciar seus vídeos com apenas alguns cliques do mouse.
O Shotcut é compatível com os formatos de vídeo, áudio e imagem, pois utiliza o FFmpeg e pode usar complementos com a implementação de efeitos de vídeo e áudio compatíveis com o Frei0r e LADSPA.
Agora, Dan Dennedy lançou o Shotcut 24.01 como a versão estável mais recente, adicionando novos recursos, melhorias e muitas correções de bugs.
Novidades do Shotcut 24.01
Dois meses após o Shotcut 23.11, o Shotcut 24.01 já está disponível para download como a versão estável mais recente deste editor de vídeo de código aberto, gratuito e multiplataforma para sistemas GNU/Linux, macOS e Windows.
Os destaques do Shotcut 24.01 incluem a implementação de uma API de áudio em Configurações> Player em sistemas Linux e Windows para disponibilizar a opção de linha de comando --SDL_AUDIODRIVER
no menu Configurações, novas opções de backup para criar backups do arquivo de projeto atual de hora em hora, diariamente (padrão) ou semanalmente, e suporte para múltiplas seleções para o recurso Split At Playhead.
Esta versão também adiciona Player > Loop (\) e Player > Set Loop Range ao menu e aos controles do player, um sistema de seleção múltipla salvo em Timeline > Selection > Group/Ungroup, suporte para desfazer e refazer para adicionar, remover, alterar e desabilitando filtros, bem como opções de pausa e retomada no menu de contexto em Trabalhos.
Outra novidade no Shotcut 24.01 é um submenu Arquivo> Outras versões para ajudá-lo a encontrar arquivos de projeto com nomes semelhantes na mesma pasta criada pelos mecanismos de backup ou recuperação do Shotcut, um botão “Anterior” na caixa de diálogo Exibir> Log do aplicativo para navegar até o log arquivo criado pela sessão anterior do aplicativo e um botão “Copiar” para todas as caixas de diálogo do visualizador de texto que funciona da mesma forma que as ações do menu de contexto “Selecionar tudo” e “Copiar”.
A Linha do tempo também recebeu novas opções nesta versão, nomeadamente Editar > Deslocar para frente (.) e Deslocar para trás (,), bem como Editar > Dividir todas as faixas no Playhead (Shift+S).
Além disso, o Shotcut 24.01 atualiza a opção Linha do tempo > Desanexar áudio para criar automaticamente um grupo e resolve uma possível falha nas ações Linha do tempo > Dividir ou cortar se o videoclipe tiver determinados filtros com quadros-chave.
Como esperado, vários bugs foram corrigidos para melhorar diversas funcionalidades do software, como exportação de 10 bits com codificadores NVENC (NVIDIA), modo de distorção no filtro GPU de tamanho e posição, geração de proxy com NVENC quando Configurações > Proxy > Usar codificador de hardware está habilitado, salvando quadros B em predefinições de exportação personalizadas com codificador de hardware, bem como alternando “Exportar> Usar codificador de hardware” para não redefinir mais todas as opções para o padrão.
Entre outras mudanças, o Shotcut 24.01 atualiza o visualizador de log de trabalhos para rolar automaticamente até o final se for deixado aberto enquanto um trabalho está em execução, atualiza o Gerador de apresentação de slides para lembrar todas as opções, atualiza o divisor entre os painéis da IU para ser mais fácil de localizar e arrastar, atualiza o nome do filtro de tempo Declick para Declick Audio e atualiza os controles do player para se adaptarem automaticamente a duas linhas, tornando a exibição de In Point e Selected Duration mais confiável.
Para saber mais sobre essa versão do Shotcut, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Shotcut
Para instalar a versão mais recente do Shotcut nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via AppImage
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via Flatpak
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Ubuntu